O 13º BPM realizou nesta sexta-feira (19), solenidade para celebrar os 184 anos da Brigada Militar e o Dia da Bandeira.
O evento aconteceu ao meio-dia (respeitando o horário de hasteamento no Dia da Bandeira), na sede do batalhão, em Erechim, e contou com número limitado de público e distanciamento controlado, devido à pandemia do coronavírus. A celebração contou ainda com cerimônia de queima da bandeira. O protocolo é feito anualmente no Dia da Bandeira, quando os pavilhões em mau estado de conservação são incinerados.
Conforme o presidente da Liga de Defesa Nacional (LDN), capitão da Brigada Militar, Altemar Dutra, “a Bandeira Nacional foi criada após a Proclamação da República, em 1889, representando a simbologia que estava agregada ao republicanismo, como a ideia de um Estado-nação, o patriotismo e o surgimento do sentimento nacionalista, ou seja, a construção identitária do povo brasileiro, a identidade nacional”.
O capitão ainda criticou o mau uso do principal símbolo nacional e lembrou que é crime usá-la sobre o corpo, como reposteiro, pano de boca, guarnição de mesa, revestimento de tribuna, ou como cobertura de placas, retratos, painéis ou monumentos a inaugurar.
O cerimonial de queima dos pavilhões ocorreu pelas mãos do comandante do 13º BPM, major André Konigonis, em companhia do presidente e da vice-presidente da LDN, capitão Altemar Dutra, e Magda Ampesam Schneider.
No ato, o grupo Doutores da Graça foram homenageados com um certificado pela participação no desfile cívico de Sete de Setembro, em 2019, e o capitão Altemar Dutra anunciou o encerramento de seu mandato frente à LDN. A bova direção terá como presidente, Cláudio Madalozzo e como vice, o ex-comandante do 13º BPM, coronel Pedro Wilson Pacheco.
184 anos da Brigada Militar
No evento também foi celebrado o aniversário de 184 anos da Brigada Militar, comemorado no dia 18 de novembro. Para marcar a data, em nível estadual, foi realizada a formatura de 865 novos soldados que concluíram o Curso Básico de Formação Policial Militar, carga horária 1.730 horas e formou 649 homens e 216 mulheres.