14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Geral

Devoção e esperança marcam a 70ª Romaria de Fátima

Com procissão motorizada, celebração religiosa também encerrou o “Ano Jubilar de Ouro” da Diocese de Erexim

teste
Romaria de Fátima
Por Da redação
Foto Divulgação

No último domingo (10), foi realizada a 70ª Romaria de Nossa Senhora de Fátima, da Diocese de Erexim, de forma motorizada, em função da pandemia da covid-19. O trajeto, iniciou na Catedral São José, seguindo até o Santuário.

Mesmo sem a tradicional caminhada que percorria a Avenida Sete de Setembro, um expressivo número de fiéis fez o percurso de carro, acompanhando a imagem de Nossa Senhora. A participação presencial no Santuário foi de 50% da capacidade do público. Houve também participação externa, observando o distanciamento, uso de máscara e álcool em gel.

 

Transmissão on-line

 

A transmissão on-line da missa após a procissão, por meio das redes sociais e rádios, possibilitou o acompanhamento de milhares de pessoas não só na região, mas também no Brasil e mundo afora.

 

Ano Jubilar de Ouro da Diocese

 

A romaria marcou o encerramento do “Ano Jubilar de Ouro da Diocese”, iniciado no dia primeiro de agosto de 2021, lembrando a data de sua instalação. A programação religiosa contou com seis missas no Santuário, atendimento de confissões, bênçãos individuais, adoração ao Santíssimo c bênção da saúde e lembranças religiosas.

 

Missas

 

O bispo diocesano, Dom Adimir Antonio Mazali, presidiu a missa após a procissão, que foi concelebrada por Dom Cleocir Bonetti, que no domingo anterior iniciou seu ministério episcopal na Diocese de Caçador - SC.

Dom Adimir presidiu também a adoração e bênção do Santíssimo, da saúde e das lembranças religiosas às 14h30. Os padres do Santuário, Valter e Lucas, presidiram a missa de encerramento da programação religiosa do dia, também com adoração e bênção do Santíssimo, da saúde e das lembranças.

A procissão e a missa, a adoração ao Santíssimo deste domingo e a procissão e a missa da novena tiveram a animação do canto e da música do Pe. José Carlos Sala e equipe de canto e instrumentistas.

Na programação social, os colaboradores do Santuário disponibilizaram pães, cucas, bolachas e churrasco tudo para ser levado, sem consumo no local.

 

A homilia de Dom Adimir

 

Iniciou com saudação a pessoas e grupos, a Dom Cleocir, aos padres do Santuário e aos outros da Diocese, aos diáconos e seminaristas, aos religiosos, à equipe de liturgia e canto, à comissão do jubileu, aos participantes presenciais e virtuais. Manifestou sua alegria pelo momento marcante da edição de número 70 da Romaria com o encerramento do ano jubilar de ouro da Diocese, formulando sua reflexão em três pontos – a natureza da Romaria, a conclusão do jubileu diocesano à Luz das leituras e do evangelho da celebração e a recordação da história da Diocese.

Para o bispo, a romaria não é tanto a peregrinação num percurso geográfico, mas mais um olhar do peregrino para seu interior, para o seu coração, contemplando a ação de Deus em sua existência e olhando para o futuro com esperança. Recordou a motivação da Romaria – a mensagem de Nossa Senhora. em Fátima, no contexto difícil da primeira guerra mundial, pedindo conversão, penitência e oração.

Em relação à palavra de Deus no encerramento, destacou a atitude de obediência pronta e fiel de Abraão, a presença de Maria junto dos apóstolos em oração aguardando a vinda do Espírito Santo e a presença de Jesus junto aos discípulos de Emaús, na tarde do dia de Páscoa, explicando-lhes as escrituras, fazendo-os entender e o que diziam a respeito dele, que devia morrer e ressuscitar, mas que ainda não o reconheciam.

Sobre a história da Diocese, expressou reconhecimento e gratidão a todos os que a construíram, superando dificuldades, mantendo o dinamismo pastoral, espiritual e administrativo. Recordou os bispos que o antecederam (Dom João, Dom Girônimo e Dom José). Manifestou gratidão também aos padres, diáconos, consagrados, os que atuaram na coordenação de pastorais, movimentos eclesiais e outras organizações presentes nos 30 municípios da abrangência da Diocese. Citou o hino do jubileu que expressa a sua natureza e pontos marcantes da caminhada diocesana.

 

 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas