0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Ensino

Quase em ritmo de férias escolares

Nas escolas estaduais, estudantes têm aula até o dia 20 de julho
cal.jpg
Por Najaska Martins - najaska@jornalbomdia.com.br
Foto Najaska Martins

Confira o calendário dos recessos das instituições de ensino de Erechim

Julho chegou e, com ele, o período do tradicional recesso de inverno nas instituições de ensino. No caso de algumas universidades, quem garantiu boas notas ao longo do primeiro semestre já está aproveitando as férias. É o caso de estudantes da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Embora oficialmente as férias letivas iniciem a partir do dia 11, quem não pegou exames de recuperação já está em período de descanso. O mesmo acontece com acadêmicos da Faculdade Anglicana de Erechim (FAE).

Nas escolas da rede municipal, os alunos iniciam as férias no dia 23 de julho e retornam no dia 2 de agosto. Os professores retornam no dia anterior para uma formação. Já nas escolas da rede estadual, o recesso começa no dia 21 deste mês e o retorno dos estudantes está programado para o dia 1º de agosto. Já o recesso dos professores das escolas estaduais será de 23 a 31 de julho.

Na maioria das instituições de ensino privado, as férias serão nas duas últimas semanas do mês. Na escola de Educação Básica da URI, no Instituto Anglicano Barão do Rio Branco, no colégio Adventista, no Colégio Marista Medianeira e no Colégio Franciscano São José, o recesso será a partir do dia 18 de julho e o retorno está programado para o dia 1º de agosto.

Os alunos de graduação da URI que não pegarem exames entram em férias a partir de segunda-feira (11) e têm retorno marcado para o dia 27 de julho. Já na Universidade Estadual do RS (Uergs), as férias iniciam dia 11 e o retorno será no dia 1º de agosto.

Dicas para aproveitar bem as férias sem perder o foco

Apesar de ser um período de descanso, a dica dos professores é de que os estudantes não percam o foco nos estudos, principalmente por se tratar de um recesso mais curto. A diretora da Escola Haidée Tedesco Reali, Tania Marmentini Pavan, sugere que os estudantes reservem pelo menos uma hora diária para os estudos.

"Apesar de termos esta parada de descanso, vale lembrar que, no caso das escolas estaduais o trimestre ainda não acabou, portanto, não podemos perder o foco. A dica é escolher uma hora por dia para reforçar os estudos principalmente nas disciplinas que se tem maior dificuldades É importante também aproveitar o período para descansar a fim de voltar para a escola com os ânimos renovados", salienta. Por fim, Tania chama atenção ainda para os cuidados com a leitura. "Vale a pena aproveitar o período para ler um livro e deixar a leitura em dia", completa.

Já para os mais pequenos, a dica é aproveitar o descanso para aprender e compartilhar experiências com a família. A diretora da Escola de Educação Infantil Dom João Aloísio Hoffmann, Andressa Confortim, sugere às famílias que organizem horários dos filhos para que possam aproveitar bons momentos. "Sugerimos que os pais possam promover momentos de brincadeira e interação aos seus filhos, como por exemplo, leitura de histórias, construção de brinquedos com materiais reciclados e até mesmo o resgate de brincadeiras antigas que eram comuns no tempo em que os pais eram crianças", pontua.

Ela indica ainda passeios a locais em que os pequenos possam ter contato com a natureza e sugere encontro com os colegas. "Os pais podem se organizar e promover um encontro dos filhos com os seus colegas em um espaço além da escola. Como muitos pais trabalham, a sugestão é envolver outros membros da família nas atividades da criança", completa. Por fim, ela destaca que é imprescindível que os pais reforcem aos filhos a importância da escola e da socialização com os demais colegas para que estes estejam preparados para o retorno.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas