14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Geral

ADEVE inaugura ampliação da sua sede

Instalada no mesmo local há sete anos, nova estrutura qualifica ainda mais o atendimento

teste
Divulgação
Por Da Redação [email protected]
Foto Lu-Copy Desk

Uma cerimônia simples marcada pela emoção, pelos desafios superados e pelas vitórias alcançadas, pela união dos beneficiários e pelo apoio da comunidade. Assim foi a inauguração da nova sede da Associação dos Deficientes Visuais de Erechim (Adeve) realizada na tarde desta segunda-feira, 6. Instalada no mesmo local onde iniciaram os atendimentos há 7 anos, porém agora ocupando também o andar superior, além do inferior, que já não comportava receber a todos com conforto e segurança. Recepção, salas para atendimento dos profissionais, brinquedoteca, cozinha o refeitório, que permanece no andar de baixo. 
Com a ampliação desta estrutura, a Adeve passa a atender os 39 deficientes visuais entre baixa visão e cegos, crianças, adolescentes, adultos e idosos que frequentam a entidade com mais qualidade, amor e respeito, princípios que lhe acompanham desde a sua fundação.

AMOR PELA ENTIDADE 


Conduzida pela voluntária Zeni Bearzi, a solenidade iniciou com uma homenagem em forma de canto pela vice-presidente Naiara Freitas Noara e professor Artur Batista, do Conselho da entidade. Em seguida, a psicóloga Marisa Calgarotto falou em nome da Diretoria e dos técnicos, destacando o seu sentimento por fazer parte da Adeve, que é compartilhada pelos demais profissionais e também pelos voluntários que atuam na entidade. Falou da sua felicidade quando foi convidada e integrar a equipe, que aceitou de imediato, mesmo se questionando se conseguiria realizar o trabalho. “Mas como os desafios são para serem enfrentados aqui estou. E vou contar um segredo: o amor passou a tomar conta do medo, e o aprendizado virou rotina. A deficiência visual não impossibilita ninguém, apenas limita. E são esses limites que precisam ser reaprendidos, aceitos e reorganizados na vida de um deficiente visual. É para isso que nós profissionais da Adeve estamos aqui: para ouvir, orientar, abraçar e juntos construir um novo planejamento de vida”, enalteceu Marisa.
Segundo ela, a Adeve surgiu do sonho de algumas pessoas em ter um espaço para que pudessem se encontrar e conversar, sem imaginar a proporção que a entidade se tornaria futuramente. Sempre com muita dificuldade para alocar uma sede, até que no meio do caminho pessoas iluminadas e dispostas a colaborar foram surgindo. “Com a reinauguração deste local, mais amplo, um sonho se torna realidade”, comentou a psicóloga. Ela também comentou sobre a perseverança da presidente Jandira, sempre acreditando e lutando pela Adeve. “Temos muitos parceiros, pessoas que colaboram financeiramente, com materiais, com doações, com ajuda voluntária e nosso sucesso é graças a essas pessoas que estão envolvidas conosco nos dando apoio e não nos deixando desanimar. Só temos gratidão por existirem na vida da Adeve”, finalizou.

NOVA ESTRUTURA

A nova estrutura ficou assim: andar superior - recepção, sala da assistente social, sala para leitura e brinquedoteca, sala de terapia de grupo, biblioteca, sala da psicóloga, sala de aula braile, copa, banheiro. Andar inferior: cozinha, refeitório, sala de música, sala de computação, almoxarifado, banheiro.
A presidente da Adeve, Jandira Ronemberg, agradeceu a todos em tom emocionada pela conquista da nova sede. Afirmou que não foi fácil. “Foi uma caminhada que foi difícil, muitas lágrimas, muitas escadas, muitos buracos, muitos tombos. E graças a Deus apareceram pessoas em nossas vidas que nos ajudaram. Uma especial: André Marcolin que ajudou na escolha do local, aderiu à nossa causa e hoje integra o Conselho da entidade”, comentou. Segundo ela, sem o apoio de toda a comunidade, voluntários e amigos, a Adeve não existiria. “Obrigada por nos mostrarem que nós somos capazes, isso é inclusão”, afirmou emocionada e agradecida por todos serem os seus olhos nesta caminhada.

MUITO APRENDIZADO 


O membro do Conselho da Adeve, André Marcolin, lembrou do dia que recebeu a visita da Jandira e do Marcos lhe pedindo ajuda para encontrar um local. “Mas eu não poderia imaginar que quem iria ganhar com isso seríamos eu e a nossa família. Nestes sete anos, o aprendizado foi muito grande porque o trabalho que se faz na Adeve dando oportunidade para as pessoas terem uma vida mais digna é tão maravilhoso que nos traz uma mensagem de vida muito linda. Muito obrigado”, falou. Finalizou desejando sucesso na nova sede e a todos para que vivam intensamente suas vidas.
Finalizando os pronunciamentos, fez uso da palavra a Secretária de Assistência Social, Clarice Moraes, representando o Poder Executivo. Ela parabenizou a toda a Diretoria e voluntários da Adeve. Ressaltou a importância da entidade e colocou o Governo Municipal à disposição. Desejou sucesso e parabenizou a todos pela vitória da conquista da ampliação da sede.
Após o corte da fita inaugural, foi realizada uma dinâmica com alguns dos convidados, oferecendo uma venda que foi colocada nos olhos para adentrar à sede, que só foi retirada após descerem uma escada com dois degraus. O objetivo foi fazê-los sentir como é estar no “escuro”. 
Os convidados conheceram as novas instalações que, em seguida, recebeu a bênção do Padre Lucas Stein, Vice-reitor do Santuário Nossa Senhora de Fátima.

PRESENTE E HOMENAGENS


Representando o Grupo Avanti, Charles Oldoni fez a entrega de armações de óculos para a Adeve, campanha realizada em parceria com Óticas Paulo, Corte da Festa de Bacco e o Colégio Medianeira.
Durante a solenidade foi homenageada a equipe técnica: a psicóloga Marisa; a assistente social Adriana Petry e a voluntária Angela Malicheski. A presidente Jandira também recebeu a sua distinção e Zeni Bearzi foi reconhecida com flores.

Como doar para a Adeve:
Banco Sicredi
Número do Banco: 748
Ag. 0217 
Cc. 244822
Chave PIX CNPJ 17.460.125/0001-05
Rua Gaurama, 191 – Erechim – RS
Fone/whats -  54-9 9118-9337

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas