14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Saúde

Municípios começam a receber hoje nova remessa da Pfizer

teste
Quem já completou o intervalo de seis meses, é importante priorizar a terceira dose
tabela
Por Izabel Seehaber
Foto Divulgação/ Geovana Albuquerque

A região de Erechim, que compreende 33 municípios, recebeu uma nova remessa com mais de 5000 doses do imunizante da Pfizer. As vacinas contra a covid-19 começam a ser distribuídas nesta terça-feira (28) e serão destinadas à aplicação da dose de reforço em idosos e para a primeira dose dos adolescentes.  

Conforme a coordenadora adjunta da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, Cibeli Lazzari, a campanha de vacinação prossegue de forma eficiente e vale uma atenção especial em relação à dose de reforço para idosos e pacientes imunossuprimidos. “Sabemos que eles tem uma perda imunológica mais rápida com o passar do tempo e é preciso intensificar o cuidado e o controle da carteirinha de vacinação. Quem já completou o intervalo de seis meses, é importante priorizar a terceira dose”, alerta.

Para Cibeli, o Estado intensifica os esforços para que as doses cheguem o quanto antes nos municípios. “Ao mesmo tempo, solicitamos que as pessoas tenham essa sensibilidade e esse entendimento sobre a importância da vacina. Assim, juntos, poderemos vencer essa pandemia”, enfatiza, citando que estamos em um momento que ainda é preciso manter todos os protocolos como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento controlado.

Contudo, afirma a coordenadora adjunta, o cenário já se mostra diferenciado, pois os indicadores tem mostrado a importância da vacina com a redução dos casos ativos e internações em Alas Covid. “É uma responsabilidade compartilhada e os municípios têm se mostrado extremamente ágeis na aplicação das doses e realização da busca ativa. Da mesma forma, a população precisa continuar fazendo a sua parte e monitorar os intervalos e as datas para fazer a atualização”, reitera.

Na avaliação de Cibeli, é necessário fortalecer o trabalho, frisando que, a cada nova etapa, podemos nos reaproximar de uma rotina mais saudável, em meio a um novo normal.

No Estado

O Governo do Rio Grande do Sul distribuiu mais de 442 mil doses (Pfizer e AstraZeneca). Do laboratório da AstraZeneca serão destinadas para as segundas doses das pessoas que receberam a primeira há 10 ou 12 semanas.

Confira a seguir os quantitativos de cada município da região:

 

 

Publicidade

Blog dos Colunistas