14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Geral

70ª Romaria de Fátima é celebrada em outubro

Com início no dia 1º, a programação se estende até o dia 10 – principal de toda a celebração - para atender todos os fiéis

teste
Para celebrar o 70º ano do evento religioso, o tema escolhido foi: “Com Jesus, Maria e José, caminha
Por Ragnara Zago
Foto Três Arroios em Fotos

Completando neste ano sete décadas, a Romaria de Fátima acontece no dia 10 de outubro, com novena dos dias 1º à 9, que antecedem a data da comemoração principal. Para celebrar o 70º ano do evento religioso, o tema escolhido foi: “Com Jesus, Maria e José, caminhar na esperança”.

Conforme o padre Valter Girelli, um dos organizadores, o principal objetivo é destacar a dimensão da esperança. “Nós estamos completando quase dois anos de pandemia, que foram tempos difíceis, de muita dor, lágrimas e sofrimento, causando uma depressão coletiva. Como padres, atendemos muitas pessoas nessa dimensão epercebemos que muitas áreas passaram por dificuldades. Cremos que a romaria será um tempo de reforçar e animar a esperança das pessoas”, afirma. ​

Assim como no ano anterior, a celebração precisou passar por adaptações. Contudo, a programação religiosa foi organizada para que os fiéis possam acompanhar as atividades de maneira segura. “Vamos continuar com a particularidade das procissões motorizadas. Lembramos carinhosamente a todos, que em cada dia vamos divulgar de onde ela partirá, semelhante aos moldes do ano passado”, explica o padre.

Programação 

    1º à 9 de outubro:

- 06h30 – Missa no Santuário

- 12h – Oração do Angelus

- 14h – Oração do terço e missa

- 18h – Missa no Santuário

- 20h – Oração do terço e missa com procissão 

Dia 10 de outubro 

- 06h30 – Missa no Santuário

- 08h – Missa no Santuário

- 08h – Missa na Catedral seguida de procissão 

- 12h30 – Missa no Santuário

- 14h30 – Oração do terço com benção do Santíssimo e das lembranças

- 16h30 – Missa no Santuário

- 18h30 – Missa no Santuário com benção do Santíssimo, da saúde e das lembranças religiosas

 

​Importante destacar que, todas as celebrações serão transmitidas pelo Facebook do Santuário e canal no Youtube. No Dia de São Francisco (4), haverá bênção dos animais de estimação durante todo o dia. “Você que tem seu animal de estimação, pode levar até a esplanada do santuário, onde teremos padres e diáconos para abençoa-los. Se tiver algum alimento ou item do seu bichinho que queira levar, também vamos abençoar com muito carinho”, salienta Girelli.

Ele ainda acrescenta que São Francisco é o padroeiro dos animais e patrono da natureza. “Uma romaria também vem carregada com essa mística, de renovar nossa esperança, fé, sonhos e espiritualidade. Devemos buscar a saúde física, mas também a afetiva e emocional dos seres humanos e de toda a criação, natureza e animais”, enfatiza.

No dia 9, às 9h30, haverá a oração e bênção das crianças. A equipe de organização reitera que serão seguidas todas as orientações definidas pelo protocolo de prevenção à covid-19.

Segundo o reitor do Santuário, durante o período da novena e no dia da romaria, o Santuário estará aberto para visitação e oração pessoal. Também haverá padres à disposição para confissões e bênçãos, mantendo as medidas de distanciamento. “Insistimos que, como estamos necessitados de muito cuidado, você que é devoto de Nossa Senhora, venha durante o dia fazer sua devoção religiosa. O Santuário estará sempre aberto, com os padres para atender os fiéis”, frisa.

Programação social

- A partir do dia 1º, na sexta-feira, início da novena, haverá comercialização de alimentos: assados de leitão, mondongo, cucas, pães e bolachas.

- Nos domingos do dia 3, haverá churrasco de gado, frango e linguiça campeira e no domingo do dia 10, somente churrasco de gado. Lembrando que as fichas deverão ser adquiridas com antecedência. 

 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas