14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Saúde

Mães de recém-nascidos recebem mudas do horto florestal

Por meio do Programa Acolher medida vem sendo realizada há 12 anos

teste
Divulgação
Por Ascom
Foto Divulgação

A Prefeitura de Erechim, por meio das Secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Gabinete da Primeira-Dama mantém o Programa Acolher, instituído por intermédio da Lei Nº 4.447/2009, que há mais de 12 anos doa mudas nativas às mães das crianças recém-nascidas no município de Erechim.

Nesse período, o Programa Acolher distribui aproximadamente 100 mudas por mês de jabuticaba, pitanga, araçá, citrus e outras, produzidas pelo horto florestal municipal.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Cristiano Moreira, as árvores doadas seguem as orientações de plantio do Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU), que observa o porte adequado para os locais pretendidos, sempre pensando na conservação das espécies sem agredir os elementos urbanos como passeio público e redes elétricas.

A secretária de Saúde, Eclesan Palhão salienta que Erechim registrou esse ano (até agosto/21), 861 nascimentos, e que todas as gestantes são convidadas a participar dos grupos nas UBS’s, onde são tratados diversos assuntos como desenvolvimento gestacional, aleitamento materno, cuidados com o bebê e outros.

No portal da Secretaria de Meio Ambiente é disponibilizada uma cartilha orientativa, que auxilia na escolha das espécies, já que a maioria das mudas nativas possuem grande porte e não são adequadas para qualquer espaço.

Programa Acolher

O Programa Acolher desenvolvido desde 2009 atende mensalmente mais de 100 gestantes. O trabalho de acompanhamento tem o objetivo de repassar conhecimento e informações quanto ao momento que estão vivenciando, abrindo espaço para que as mães possam refletir tanto em relação as mudanças físicas quanto emocionais.

Ainda, as gestantes, tanto da rede pública como da privada, podem se dirigir ao Gabinete da Primeira-Dama para receberem um Kit Cidadão composto por um kit higiene, um kit higiene bucal, um livro do bebê, um certificado de cidadão erechinense e um vale muda de árvore, que deve ser retirada junto às Unidades Básicas de Saúde (UBS).

É também nesse momento que as equipes repassam às mães mais algumas informações em relação aos primeiros cuidados com o bebê como questões práticas para o desenvolvimento da criança, incluindo principalmente a responsabilidade da família nesse processo.

 

Publicidade

Blog dos Colunistas