15°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Ensino

Programa é lançado para oportunizar a formação em tecnologia de mil jovens do RS

Em crescente expansão, o mercado de TI deve criar ainda 420 mil novas vagas até 2024

teste
Programa existe para qualificar jovens
Por Da redação
Foto Divulgação

Na última semana, a secretária da Educação, Raquel Teixeira, participou do lançamento do programa “Dev the Devs”, no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc). Nesta iniciativa, mil estudantes da rede estadual terão a oportunidade de realizar uma formação gratuita na área da tecnologia. O programa é uma correalização do Tecnopuc, da Rede Gaúcha de Ambientes Inovadores (Reginp) e da Associação de Empresas de Tecnologia (Assespro-RS), com apoio da Secretaria da Educação do RS, da Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia e do Inova RS, com o patrocínio do BRDE. 

Falta de profissionais qualificados

Em crescente expansão, o mercado de TI deve criar ainda 420 mil novas vagas até 2024, conforme dados da Brasscom – Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação. Apesar disso, a estimativa é de que 150 vagas deixem de ser preenchidas por falta de profissionais qualificados e é neste contexto que nasceu o programa Dev the Devs. Para a secretária da Educação, Raquel Teixeira, o mundo de hoje exige que os jovens sejam guiados a um novo modelo mental. “Esse é o momento da realidade virtual, da realidade aumentada, da inteligência artificial e da internet das coisas. Oportunidades como essa precisam ser criadas para consolidar um ecossistema de inovação no estado”, explicou ela, que lembra que o sistema educacional público abriga 82% dos jovens gaúchos. “Dar a mil jovens da escola pública, 500 meninas e 500 meninos, essa iniciação, essa inserção no mundo da tecnologia, no mundo do pensamento computacional, na formação de desenvolvedores é um presente”, afirmou. 

Sistema de inovação

Na avaliação da diretora-presidente do BRDE, Leany Lemos, o projeto contribui para o ecossistema de inovação no estado. “É nossa missão apoiar o desenvolvimento econômico na região Sul, mas com impacto social, algo que essa parceria traz de mais significativo. Vamos atingir mil estudantes, com vagas iguais para meninos e meninas, reafirmando nosso compromisso em favor da inclusão e da diversidade”, acentua Leany Lemos.

 

O lançamento do programa contou ainda com a presença de estudantes da rede estadual e que são potenciais candidatos ao curso. “Agradeço a cada um de vocês, são mil oportunidades, mil vidas que podem ser mudadas a partir desse curso. Está em nossas mãos essa oportunidade”, salientou um dos alunos.

O curso 

A formação para jovens desenvolvedores ocorrerá de maneira virtual e terá duração de cinco meses. As aulas abordarão conceitos de computação e de pensamento computacional; funcionamento abstrato de computadores; funcionamento da internet e impacto na programação de sistemas; conjunto de ferramentas e linguagens de programação para desenvolvimento de sistemas e para web.

Inscrições 

As inscrições para o curso iniciam na próxima terça-feira, 21, e vão até o dia 5 de novembro. Poderão se inscrever os estudantes matriculados em escolas da rede estadual preenchendo o formulário: bit.ly/InscricaoDev. Para acessar, é necessário estar logado no e-mail @educar.rs.gov.br. Mais informações: devthedevs@educar.rs.gov.br.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas