14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Ensino

Seminário Internacional de Inclusão no Ensino Superior está com inscrições abertas

Evento visa divulgar experiências e novos conhecimentos, na perspectiva de desenvolver políticas e programas para as minorias geralmente excluídas do Ensino Superior

teste
UFFS crédito Dolisete Levandoski
Divulgação
Por Ascom
Foto UFFS crédito Dolisete Levandoski

Entre 17 e 19 de novembro ocorre o II Seminário Internacional de Inclusão no Ensino Superior. O evento, via Youtube, visa compartilhar atividades desenvolvidas entre pesquisadores da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade Estatual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Nacional de Misiones (UNaM) e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE/UL), a partir dos propósitos do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento (Edital SECADI/CAPES Nº 02/2014).

 

O referido Programa objetivou o fortalecimento, por meio das relações de internacionalização, de projetos conjuntos de pesquisa, entre instituições brasileiras e estrangeiras que aprofundaram questões relativas à permanência dos setores populares nas universidades, os quais são ingressos por meio das políticas que ampliam e democratizam o direito ao acesso ao Ensino Superior. As ações previstas na chamada do Edital eram voltadas para o desenvolvimento de pesquisas conjuntas sobre a inclusão de indígenas, afrodescendentes e pessoas com deficiência.

 

Para tanto, a articulação dos estudos investigativos entre as instituições foram norteados pelas seguintes problemáticas: a) O que entendemos ou como conceituamos termos como a inclusão, as diferenças, a diversidade e a deficiência?; b) Quais são as políticas e programas de inclusão no Ensino Superior desenvolvidos no Brasil, na Argentina e Portugal?; c) Quais são as políticas ou ações afirmativas para inserção e permanência dos estudantes indígenas, afrodescendentes, deficientes e da classe popular/trabalhadora, dos migrantes e imigrantes no interior das universidades (UFFS, Unioeste, UPF, UNaM e IE/UL)?; e d) Que ações são necessárias para o Ensino Superior se aproximar da prática da inclusão?.

Com este contexto, o Seminário visa compartilhar e divulgar as experiências produzidas e os novos conhecimentos entre as universidades participantes das pesquisas, na perspectiva de desenvolver políticas e programas de ação afirmativa para as minorias, que geralmente são excluídas do Ensino Superior. Pretende-se também projetar as futuras ações do grupo de pesquisadores das instituições envolvidas e criar uma rede internacional para fortalecer o debate e as políticas nacionais e internacionais de inclusão no Ensino Superior.

 

A programação do evento está disponível em https://server2.midas.unioeste.br/sgev/eventos/II_SIIES_Unioeste. No site é possível, também, efetuar a inscrição, até 15 de novembro. A transmissão ocorrerá pelo Youtube (www.youtube.com/unioesteoficial).

 

Haverá certificação de 24h aos participantes. A presença será controlada por link no chat do Youtube, no dia do evento.

 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas