0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Ensino

Projeto Olímpico da URI é mostrado ao público

Escola da URI mostrou ao público as atividades esportivas desenvolvidas com os alunos

Escola da URI mostrou ao público as atividades esportivas desenvolvidas com os alunos
Por Assessoria de Imprensa
Foto Divulgação

A Escola de Educação Básica da URI mobilizou seus alunos, professores e familiares neste domingo, 03, para receber a Tocha Olímpica em Erechim. Foi a primeira cidade do Rio Grande do Sul a receber o símbolo das Olimpíadas do Brasil, a ser realizada de 05 a 21 de agosto, no Rio de Janeiro.

A avenida Sete de Setembro, em frente à Universidade, foi tomada pelo público acadêmico e centenas de outras pessoas da comunidade. Foi o segundo ponto de troca de condutores da Tocha Olímpica que saiu do Estádio Colosso da Lagoa, com Gilmar Rinaldi, erechinense medalhista de prata em 1984, nos Jogos de Los Angeles. 

Cerca de duas horas antes do início do roteiro da Tocha Olímpica na cidade, os alunos já estavam presentes na avenida, em frente a Universidade. Foram montadas mini-quadras dos vários esportes que são praticados na Escola como futsal, basquete, judô e voleibol, que estão entre as modalidades olímpicas. 

Entre os condutores da Tocha Olímpica estava o professor José Luis “Nino” Dalla Costa, do Curso de Educação Física. O professor Nino fez o penúltimo trajeto, antes da conclusão do roteiro, na Prefeitura Municipal, na Praça da Bandeira. Para surpresa, a Tocha foi entregue a ele pela sua esposa Alessandra Sonda. A participação do professor Nino, neste grande momento, foi pelo trabalho que liderou para implantação do projeto de Educação Olímpica que está sendo desenvolvido na Escola da URI e que já foi introduzido em outros educandários da cidade. Em razão disso, a Escola de Educação Básica da Universidade foi a primeira do Brasil a receber o selo Pierre de Coubertin, um francês amante do esporte e que pregou os valores olímpicos desenvolvidos até hoje: a excelência, o respeito e a amizade.  

Outro representante da URI na festa de passagem da Tocha Olímpica por Erechim foi o acadêmico do Curso de Educação Física e atleta de Judô Pedro Baidek. Ele foi um dos que receberam a Tocha Olímpica, no palco montado em frente à Prefeitura, na Praça da Bandeira, onde ocorreu o show de encerramento da passagem do símbolo olímpico por Erechim. Pedro, que também foi aluno da Escola de Educação Básica da Universidade, conquistou, recentemente, a medalha de prata no XIV Meeting Internacional de Judô para Todos, em Ravenna, na Itália. O atleta também coleciona várias medalhas em competições de judô.

Erechim foi a primeira cidade gaúcha a receber a Tocha Olímpica que passará por 28 cidades gaúchas se despedindo do estado, em Torres, no dia 9 de julho.

 

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas