O Campeonato Municipal de Futsal Sub-7 foi realizado de forma inédita neste ano, em competição intermunicipal, envolvendo times de Erechim, Carazinho e Marau.
A Copa Mamadeira foi promovida pela Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e aconteceu no domingo (05), no Ginásio do CER Atlântico. Sob todos os protocolos de combate a pandemia, o evento esportivo não teve a participação de público. Foram três equipes que representaram Erechim, a Chape-Mocellin, o Colosso Futuro YFC e o CT Carlos Lemos. A Escola de Futebol Marau-AME e o Pinheiro Atlético Clube, de Carazinho, foram os participantes convidados.
A final foi conquistada pela Chape-Mocellin sobre Escola de Futebol Marau-AME. Em terceiro lugar, o Centro de Treinamento Carlos Lemos Futsal, que fica no bairro Atlântico. Os organizadores decidiram premiar todos os participantes, valorizando a dedicação de atletas e profissionais das comissões técnicas, e também receberam medalhas os times do Colosso Futuro YFC e o Pinheiro Atlético Clube de Carazinho.
Além disso, o artilheiro Alexandre Muller Mazine, da Escola de Futebol Marau-AME, recebeu um prêmio especial, bem como o goleiro menos vazado, Augusto Bussola Souza, da Chape-Mocellin.
Auxílio no desenvolvimento
Para o dirigente do departamento de esportes, Júlio Dorneles, “o futsal é um esporte que permite aos praticantes maiores contato com a bola em um espaço relativamente reduzido. No ambiente de jogo, as ações acontecem em curtos períodos de tempo, proporcionando o desenvolvimento de habilidades técnicas e de tomadas de decisões rápidas. Além do aprimoramento físico, a prática do futsal para crianças auxilia o desenvolvimento cognitivo e intelectual”, evidenciou.
Diversão e competitividade saudável
Houve uma insistência para tornar realidade a disputa na categoria, disse Júlio. Segundo ele, além da ideia em convidar equipes de fora, foi adicionado um tempo sem validade em cada jogo, dando oportunidade para todos os envolvidos.
“Procuramos além de proporcionar diversão às crianças, desenvolver nelas um espírito de competitividade saudável, montamos os tempos de jogos para que não só os mais habilidosos jogassem, mas todos os atletas mamadeira que estavam inscritos no torneio.