14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Segurança

Comandante fala sobre importância do georreferenciamento e lança livro

teste
Comandante Uilson Cecconello no lançamento do livro
Por Alan Dias
Foto Alan Dias

O comandante do 13º BPM, tenente-coronel Uilson Leri Cecconello, realizou de forma oficial o lançamento do livro “Programa Novo Rumo – Georreferenciamento sob a ótica policial”. O evento foi realizado na tarde de sexta-feira (23), em reunião com a imprensa no quartel do batalhão, seguindo todos os protocolos de segurança devido ao momento de pandemia.

O Programa Novo Rumo é uma estratégia de polícia ostensiva que busca a prevenção e o combate de delitos bem como a manutenção da segurança pública, especialmente na área rural, através da aproximação e integração da Brigada Militar com a comunidade local e regional.

Lançado em abril de 2017, mas já sendo desenvolvido nos anos anteriores, o programa de georreferenciamento, busca cadastrar as propriedades rurais e realizar o mapeamento das vias não pavimentadas e que ainda não estejam disponíveis em ferramentas virtuais específicas. Com o mapeamento é possível alimentar equipamentos de GPS instalados nas viaturas da Brigada Militar, agilizando o deslocamento das guarnições e acelerar o atendimento de eventuais ocorrências.

 

Potencializar as ações

“O programa visa potencializar todas as ações da Brigada Militar na área de responsabilidade do 13º BPM, com ênfase àquelas de maior envergadura como roubo a banco, roubo e furto de veículos, de produtos e equipamentos rurais (domésticos ou de uso agropecuário), abigeato, roubo a passageiros de transporte coletivo intermunicipal, interestadual e internacional, sem prejuízo do combate ao narcotráfico, comércio ilegal de armas, contrabando e descaminho”, explicou o comandante.

 

Área Urbana

Nas cidades é implementado no mapeamento das vias urbanas, de acordo com a atualização do plano diretor e a implantação de novos loteamentos e malha viária com ruas, avenidas e demais logradouros públicos, conforme o avanço da ocupação residencial, comercial, industrial ou mista, dependendo da natureza de cada espaço da cidade.

 

O livro

O livro “Programa Novo Rumo – Georreferenciamento sob a ótica policial” foi lançado como forma de registro da existência do programa e para orientar os produtores rurais cadastrados e que tem as placas de identificação em suas propriedades, oportunizando mais segurança.

Escrito pelo tenente-coronel Cecconello, na época ainda major, visa ainda “uma maior amplitude na divulgação dessa iniciativa, propiciando que todos os policiais militares da Brigada Militar tivessem acesso a um material de apoio na implementação do projeto em todo o RS, bem como proporcionar ao meio acadêmico e para toda a sociedade, o conhecimento de uma estratégia do 13º BPM para oportunizar a todas as pessoas, um atendimento de excelência no serviço prestado pela instituição à comunidade local e regional”.

 

Agradecimentos

No lançamento da obra o comandante agradeceu aos parceiros que participaram e apoiaram o desenvolvimento do programa e a produção da obra. Citou a “indispensável participação do coronel André Idalmir Savian Giuliani, na época então comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Planalto (Passo Fundo) por prefaciar a obra, André Gasparetto Martinovski, na elaboração do texto da apresentação do livro, André Medeiros, pela criação e gentil cedência da logomarca do programa, à direção da Universidade Regional Integrada (URI) - Campus de Erechim pelo apoio através do professor, doutor Idanir Ecco, na condição de orientador metodológico, ao setor de comunicação na pessoa do Ademar da Costa e demais colaboradores, juntamente com Fábio Vendrusculo, diretor-proprietário da Gráfica e Editora Graffoluz, pelo auxílio na edição e produção das artes gráficas e a todos os policiais militares do 13º BPM que colaboraram na execução da ideia, especialmente o capitão Ailton César Trindade, de Getúlio Vargas, e o tenente Lorival Ribeiro da Silva, de Erechim”.

 

Sindicatos e colaboradores 

“Por fim, agradecer aos Sindicatos Rurais de Erechim, Getúlio Vargas e Nonoai, aos poderes Executivo e Legislativo dos municípios onde o programa foi aceito e está em execução, os CONSEPROs, às empresas colaboradoras como Sicredi e Cresol, juntamente com a comunidade em geral, enfatizando que todos foram fundamentais para o sucesso atual do programa, que está sendo implantado em todo o RS pela Brigada Militar”. Cecconello agradeceu ainda a imprensa, pelo apoio na divulgação dos trabalhos realizados pelo batalhão. “Muito obrigado por todos fazerem parte do Sucesso do 13º BPM”, finalizou.

Publicidade

Blog dos Colunistas