14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Ensino

Agronomia da URI conhece sistema de irrigação por pivô central

Alunos comprovaram a importância da irrigação para a lavoura, com resultados que incentivam ampliação dessa tecnologia

teste
Divulgação
Divulgação
Por Ascom
Foto Divulgação

Acadêmicos do Curso de Agronomia da URI (turma 2018), realizaram uma visita de estudos à Fazenda Idalina, em Jacutinga, para conhecer a importância de um pivô central para irrigação de uma lavoura. A aula prática marcou o encerramento da disciplina de Irrigação e Drenagem Agrícola II-A, ministrada pela professora Raquel Paula Lorensi.

A propriedade, administrada pelo produtor Ricardo Menegaz, possui dois pivôs centrais, sendo um deles com capacidade para irrigar 60 hectares, através de 600 metros de barra lateral e 700 metros de adutora. O segundo pivô tem capacidade para irrigar 15 hectares. 

O proprietário está investindo na área de irrigação, pois sabe que nas estiagens é esta tecnologia que irá solucionar o problema da falta de água produzindo, assim, acima do esperado, como comprovam os dados da safra 2020/21. O milho de sequeiro teve uma produtividade de 162,54 sacas/hectare, mas empregando o sistema de irrigação a produção subiu para 302,8 sacas/hectare. Esse fato fez com que o empresário rural decidisse aumentar sua área irrigada nos próximos anos.  

A visita pode comprovar que o sistema de irrigação por pivô central é um método moderno que tem proporcionado um significativo avanço da agricultura irrigada como no aumento da produtividade, na facilidade e no manejo do sistema, bem como na qualidade da irrigação.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas