14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Ensino

Estudante do Marista Medianeira conquista 3º lugar a nível nacional nas Olimpíadas Matific

A estudante Maria Valentina Bottini, do 3º ano do Ensino Fundamental, destacou-se em uma das maiores competições de matemática online do país

teste
Estudante marista Maria Valentina Bottini - 3º Lugar Nacional nas Olimpíadas Matific 2021
Maria Valentina participando da Oficina de Robótica
Maria Valentina participando da Oficina de Robótica
Por Assessoria de comunicação
Foto Divulgação

Conquistar um título a nível nacional, em uma competição que envolve escolas de todo o país é, sem dúvida, uma alegria e uma responsabilidade muito grandes. Alegria em saber que seus esforços e sua dedicação valeram a pena e que você foi reconhecido, e responsabilidade por se tornar inspiração e motivação para outros estudantes que também buscam aprender cada vez mais. Esses sentimentos passaram a acompanhar a estudante do 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista Medianeira, Maria Valentina Bottini, que conquistou o 3º lugar a nível nacional, entre as turmas de 3º ano, nas Olimpíadas Matific 2021, uma das maiores competições de matemática online do país, que ocorreu nos dias 29 e 30 de abril.  

Na primeira divulgação dos resultados, a estudante marista havia ficado em 5º lugar. Contudo, após uma revisão na classificação, Maria Valentina subiu para a 3ª colocação no ranking, sendo premiada, na última semana, com a medalha de bronze e um Kit Lego Educational Solar Robot Original. A turma 133, da qual a estudante faz parte, também alcançou uma pontuação de destaque na competição, ficando em 7º lugar a nível nacional entre as turmas de 3º ano. 

Segundo a família de Maria Valentina, a estudante gosta muito de ler livros e também de matemática. “Nós ajudamos da melhor forma que podemos e entendemos.  Acho que nossa filha traduz o que tem sido o Matific em sua aprendizagem. Ela é dedicada aos estudos e nós incentivamos, pois entendemos que estamos cuidando do futuro dela”, afirmou a mãe da estudante, Maristela Bottini. 

“Tinha um jogo que eu gostei muito. Quando o monstro comia as cerejas, eu tinha que calcular quantas sobravam e era bem divertido! Tinha um jogo em que os balões iam caindo e tinha que fazer multiplicações para não estourar eles. Era difícil e eu me sentia muito feliz quando conseguia terminar e salvar os balões. Eu gosto muito do Matific e amei participar das Olimpíadas, pois tem atividades, cálculos e é divertido. O prêmio que eu ganhei foi uma grande conquista para mim, porque foi difícil e eu me esforcei bastante”, contou Maria Valentina. 

Após receber o prêmio, a estudante participou de uma oficina de Robótica no Colégio, para aprender a montar e utilizar o Kit Lego que ganhou, possibilitando assim, ensinar também seus colegas de turma. De acordo com a professora de Maria Valentina, Emili Rossi, as olimpíadas Matific foram muito significativas para a turma. “As crianças estavam muito motivadas e, a cada dia do treinamento e da competição, compartilhavam os jogos que conseguiam mais estrelas e davam dicas uns aos outros. Notei muitas aprendizagens significativas que os estudantes comentam em muitas aulas ainda hoje, com falas como “ah, essa atividade é parecida com aquele jogo do Matific!” A conquista da turma e da Maria Valentina foram muito comemoradas por todos, pois se esforçaram muito e eu estou muito orgulhosa de cada um”, finalizou a professora. 

Utilização da Plataforma Matific no Marista Medianeira 

Matemática é essencial na vida dos estudantes, afinal ela contribui para o raciocínio lógico, capacidade de resolução de problemas e está presente em outras áreas do conhecimento. Compreendendo a importância da disciplina e buscando formas interativas e tecnológicas para as aulas, o Colégio Marista Medianeira utiliza e disponibiliza aos seus estudantes, desde o ano de 2016, a plataforma Matific, uma ferramenta com atividades diferenciadas que permite o acompanhamento do progresso de cada estudante. 

Por meio de atividades baseadas em exemplos reais e centrada no estudante, a plataforma possibilita maior interação e compreensão de conceitos. O ambiente virtual permite o aprendizado através de tentativas, alcançando, dessa forma, aprendizagens no seu tempo. Assim, representa uma forma de realizar atividades desafiadoras e interessantes e participar de competições saudáveis com os colegas, como as Olimpíadas Matific. A plataforma pode ser utilizada em diferentes dispositivos – computador, tablet, smartphone, notebook, etc. – através do login previamente disponibilizado pelo educador da turma. A ferramenta atende estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.  

Para os educadores, a Matific complementa o ensino com atividades diversas, proporciona conexão entre conceitos novos com habilidades já aprendidas e, principalmente, uma visão do progresso de cada estudante. Durante o período de pandemia, o seu uso foi ampliado, oportunizando aos professores acrescentar as tarefas da Matific em seus planejamentos, garantindo, assim, a intencionalidade pedagógica e o desenvolvimento de competências de Matemática. 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas