14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Erechim

Programa primeira infância melhor completa 11 anos em Erechim

teste
Divulgação
Por Assessoria de comunicação
Foto Divulgação

O Programa Primeira Infância Melhor (PIM) completou neste ano 11 anos de atuação como política pública em Erechim, vindo para somar na construção do desenvolvimento integral das crianças de zero a seis anos de idade, promovendo uma transformação única nas famílias que são beneficiadas pelo programa.

Conforme explica a secretária de Saúde, Eclesan Palhão, durante esta jornada o PIM propiciou memórias, construindo, transformando e reencontrando histórias que deram os primeiros passos junto ao programa. Essa publicação surge para brindar e dar voz a personagens que protagonizaram essa história.

Para ilustrar as inúmeras ações realizadas pelo programa ao longo desses 11 anos, a Secretaria de Saúde destaca a história da Daniela Brum que ingressou no programa em setembro de 2011, no Bairro São Vicente de Paulo, encaminhada pela demanda vinda do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e pela Unidade Básica de Saúde (UBS), para atendimento do PIM.

Daniela, gestante, grávida do seu primeiro filho, veio de outra cidade e, sozinha, começou a construir uma história em Erechim. O PIM, se fez presente juntamente com a rede de apoio, promovendo a atenção à primeira infância.

O tempo passou, Daniela mudou-se para outro bairro, agora com seu segundo filho e uma nova realidade. Numa demanda levantada pela agente comunitária de saúde, a família foi encaminhada novamente aos atendimentos do PIM.

Seu segundo filho nasceu com hidrocefalia benigna e paralisia cerebral. Todos os encaminhamentos paras as devidas especialidades, bem como os atendimentos à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) foram feitos pela UBS, em conjunto com o PIM.

Daniela, mulher, mãe, guerreira, incansável nos esforços para oportunizar o que há de melhor para os seus filhos, mostrou-se empoderada, mesmo frente as dificuldades vivenciadas.

O PIM, esteve presente nessa caminhada em momentos pontuais. As visitadoras num trabalho em rede fizeram a diferença, oportunizando propostas pedagógicas, ofertando e auxiliando no processo de crescimento e evolução integral desta família.

Publicidade

Blog dos Colunistas