22°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Geral

Festa em homenagem a São Cristóvão será no dia 25 de julho

teste
São Cristóvão.JPG
Por Izabel Seehaber
Foto Arquivo BD

Uma programação tradicional há muitos anos e que, até o surgimento da pandemia, reunia uma multidão de fiéis em sinal de agradecimento e pedidos de proteção. Assim é a Festa em homenagem a São Cristóvão, que há dois é realizada com público reduzido, seguindo todos os protocolos de prevenção ao Coronavírus.

Em 2021 o evento está confirmado e a programação iniciará no dia 16 de julho com a novena (terço e missa às 19h) até 24/07. O ponto alto será o domingo, 25 de julho, Dia de São Cristóvão, em que haverá a procissão com a imagem do Santo e a missa às 10h, e também a bênção da saúde e do Santíssimo Sacramento às 14h. Todas as atividades serão integralmente transmitidas pelas redes sociais da paróquia e do Seminário de Fátima.

O padre, Anderson Francisco Faenello, destaca que o mês de julho se faz especial para Erechim e região pela celebração da Festa de São Cristóvão, evento que movimenta a cidade e motiva, especialmente os motoristas que se mobilizam na busca de bênção e proteção do padroeiro. “Como no ano passado, em razão da pandemia, muitas coisas precisam ser diferentes daquilo que tradicionalmente era feito. Mesmo com todas as necessárias adaptações e cuidados, uma coisa é certa: a Festa, em termos de celebração em honra a São Cristóvão, vai acontecer”, ressalta o pároco.

O tema será ‘Com São Cristóvão, cuidar e amar’ e o lema: ‘Tanto Deus amou o mundo que nos deu seu filho único (cf. Jo 3,16)’.

Conforme Anderson, essa temática do cuidado e do amor representa muito para o momento atual. “Motivados pela fé, pelo amor a Deus e a devoção aos santos, somos chamados a crescer no cuidado e no amor uns para com os outros e para com toda a criação. Assim como Deus nos amou e por amor nos deu seu filho Jesus Cristo, que por amor entregou-se na cruz por nós, também devemos nos amar e amar tudo o que de Deus recebemos”, declara o padre, citando ainda, que: “celebrar a Festa de São Cristóvão, portanto, trata-se, antes de mais nada, de dispor-se, com fé, a buscar a Deus e, com ele, cuidar e amar incondicionalmente. Por isso não devemos deixar de celebrar São Cristóvão, embora com adaptações, que são necessárias em nome do cuidado e do amor”, afirma.

As bênçãos pela cidade

As tradicionais bênçãos já estão programadas e com certeza serão realizadas, nos locais de costume:

Sábado, 24 de julho, das 13h30 às 17h: Av. Sete de Setembro – em frente ao Seminário de Fátima; Posto Unetral – BR 153; Posto Nonemacher – BR 153; Agropecuária Mafevis – Bairro Atlântico; Posto Colina – saída para Gaurama; Posto Ajax – Rua Sergipe; Móveis Michelon – Rua Pernambuco (Parque Malinowski); Igreja Matriz São Pedro; Auto Peças Malacarne – Rua Alemanha; Maxi – Posto Três Vendas (próximo à Igreja matriz); Posto Parada Certa – Loteamento Cotrel.

Domingo, 25 de julho, junto à Igreja Matriz São Cristóvão, das 7h30 às 15h e no Posto Nonemacher e na Construtora Viero (BR 153), das 8h às 12h.

Programação social

Em termos de programação social, a partir do dia 13 de julho, na Secretaria da Paróquia, haverá venda de bolachas e fichas de churrasco para ser retirado no domingo da Festa. Nos dias 22, 23 e 24 de julho, a partir das 11h, será feita a comercialização de assados, mondongo, cucas, pães, bolachas, doces em geral e fichas de churrasco.

O domingo, 25 de julho contará com a venda de assados, doces e entrega de churrasco.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas