25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Erechim

Queda de arrecadação desafia o prefeito atual e o próximo

Está mais do que na hora de uma ampla Reforma Administrativa em Erechim. Porém, não uma colcha de retalhos

teste
A prefeitura de Erechim tem em seus quadros atualmente 2.434 funcionários, nos mais variados regimes
Por Rodrigo Finardi
Foto Rodrigo Finardi

Atualmente a prefeitura de Erechim tem em seus quadros 2.187 funcionários efetivos. E desses tem aqueles que recebem FGs (Funções Gratificadas). São mais 112 CCs (Cargos em Comissão), e 12 agentes políticos (prefeito, vice-prefeito e secretários), totalizando 2.301 funcionários.

Nos contratos temporários são mais 44 pessoas, mais dois celetistas e cinco sem enquadramento de regime jurídico que são os conselheiros tutelares.

Somados mais alguns funcionários, pensionistas e inativos a prefeitura de Erechim tem em seus quadros atualmente 2.434 funcionários

Com a queda na arrecadação (R$ 4 milhões só em abril), e pode se agravar com o passar dos meses, tendo reflexo no ICMS dos próximos dois anos, o novo prefeito que assume em 1º de janeiro, terá grandes desafios de gestão, para não extrapolar o teto máximo de gastos com folha de pagamento. Duas medidas serão imediatas: terá que nomear menos CCs e não poderá chamar ninguém de concurso público.

Outra questão imperiosa do próximo gestor é usar com mais efetividade a força de trabalho de seus funcionários e diminuir o número de serviços terceirizados, que deixa a prefeitura praticamente sem poder de investimentos.

Está mais do que na hora de uma ampla Reforma Administrativa, mas não uma colcha de retalhos, em partes, e as vezes insignificantes.

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas