24°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Rural

Limpeza de arredores e ajardinamento mudam visual das propriedades rurais

teste
ER propriedade Dionice e Zelirio Beledelli 3.JPG
Maricler e Gerso Ugolini 2.jpg
Propriedade Sizelda Beledelli 1.JPG
Por Ascom Emater/RS-Ascar
Foto Divulgação Emater/RS-Ascar

A Emater/RS-Ascar, parceira da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), desenvolve diversas ações voltadas para a melhoria do meio ambiente e do ambiente familiar. Na região do Alto Uruguai, em vários municípios, são realizadas atividades como limpeza dos arredores das propriedades rurais, não só visando ao embelezamento e ajardinamento, mas também para evitar a proliferação de insetos e pragas.

Em Ipiranga do Sul, por exemplo, as propriedades rurais são incentivadas com ações de limpeza dos arredores, saneamento básico, ajardinamento, embelezamento para mudar a paisagem. Nesse sentido, muitas propriedades deram início às primeiras mudanças para projetos mais ousados de Turismo Rural, buscando mais uma alternativa de renda para as propriedades. No município, muitas famílias aderiram ao projeto Caminho das Flores, Cores e Sabores, que se tornou roteiro rural em 2008, a partir de concursos realizados para motivar as famílias no embelezamento das propriedades, numa parceria da Prefeitura de Ipiranga do Sul e Emater/RS-Ascar.

A produtora Dionice Beledelli, cuja propriedade localizada na comunidade São João Vianei, integra o roteiro Caminho das Flores, Cores e Sabores e destaca a importância para a família e para os visitantes, de como atividades como ajardinamento mudou até mesmo sua vida. “Lidar com as plantas proporciona bem-estar e faz bem à saúde, porque nos mantêm ocupadas. Além disso, nos deixa encantados”, observa.

Outro exemplo no município de Ipiranga do Sul é o da propriedade da produtora Sizelda Beledelli, que também faz parte do roteiro rural. Ela mora há 60 anos na propriedade. “Meus pais tinham esse cuidado com os arredores, com o lixo e com as frutíferas e eu continuo trabalhando para melhorar ainda mais, sem risco de doenças como a dengue”, explicou. “Temos muito orgulho de mostrar a propriedade aos visitantes”, destacou.

Para a extensionista rural social do Escritório Municipal de Ipiranga do Sul, Renata Bombana, essa prática de cuidados com os arredores e embelezamento da propriedade faz parte das ações desenvolvidas pela Emater/RS-Ascar no sentido de apoiar as famílias rurais na organização da propriedade. “Trabalhamos na melhoria, na destinação correta do lixo, os esgotos domésticos e o paisagismo. Também ajuda evitar a proliferação de insetos e evita doenças. As famílias melhoram a autoestima e se sentem bem na sua propriedade”, pontua.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas