10°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Ensino

Obra da Escola Municipal Caras Pintadas inicia em março

Cerimônia de assinatura do contrato de construção da segunda etapa do projeto foi realizada ontem (19), no Salão Nobre da Prefeitura

teste
Cerimônia de assinatura do contrato para retomada da obra foi realizada na manhã de quarta-feira (19
Por Amanda Mendes
Foto Rodrigo Finardi

Suspensa há alguns anos, a construção da segunda etapa da Escola Municipal de Ensino Fundamental Caras Pintadas de Erechim, já tem data para ser retomada: 10 de março. A demora, causada por questões burocráticas, acabou na manhã de ontem (19), com a assinatura do contrato de construção da obra. O prazo para conclusão é de 18 meses, devendo ser entregue em setembro de 2021.

 

O ato ocorreu no Salão Nobre da prefeitura, com a presença de membros do poder Executivo e Legislativo, entre eles, o prefeito, Luiz Francisco Schmidt, a secretária municipal de Educação, Vanir Bombardelli, e o presidente da Câmara de Vereadores, Mario Rossi, bem como, representantes da empresa Paloma Construções, que venceu a licitação e, que também está à frente da execução da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Progresso.

A estrutura da escola

Com área total superior a 4 mil metros, a nova estrutura da Escola Caras Pintadas contará com 12 salas direcionadas ao ensino fundamental e 17 para a educação infantil, além de espaços para atividades múltiplas, laboratórios de Ciências e de Informática, classes especiais, bibliotecas e um auditório com capacidade para 120 pessoas. Além de dois pavimentos, com acessibilidade por meio de rampas.

O projeto, assinado pelo engenheiro civil, Uilian Rossi Prates, e pela arquiteta e urbanista, Tahiana Rossato, visa contemplar as necessidades atuais da instituição de ensino, bem como, ampliar o número de alunos. A obra é setorizada em três áreas: uma para a educação infantil, outra para o ensino fundamental e uma central para uso comum, destinada às atividades administrativas e de serviços.

A conclusão dessa segunda etapa deverá beneficiar a população dos bairros: São Vicente de Paulo, Linho, Parque Lívia, União, Copas Verdes, Zimmer, José Bonifácio e Novo Horizonte.

Orçamento

Para ampliar a capacidade e trazer mais conforto aos estudantes, a obra tem orçamento aproximado de 6,5 milhões.

Conquista para a comunidade educacional

Na cerimônia de assinatura Vanir, Rossi e Schmidt, destacam a importância dessa conquista para a comunidade educacional.

“É uma vitória. Conseguimos chegar a esse dia tão importante para a retomada da obra, que iniciou ainda no governo anterior, fazendo o seu melhor para chegarmos a esse momento. Essa segunda etapa demandou diversas questões burocráticas sobre o projeto, o que leva bastante tempo, mas eu sempre digo que o tempo é necessário e oportuno para essa situação, agora conquistamos a assinatura do contrato e em 18 meses esperamos entregar para a comunidade o novo espaço”, contou Vanir à reportagem do Jornal Bom Dia.

Para o presidente do Legislativo municipal, a educação deve ser tratada com prioridade. “Acredito que mais importante que falar sobre educação, é fazê-la e essa obra trará mais conforto e qualidade aos estudantes. Esperamos que esteja concluída o mais rápido possível, pois a comunidade carece desta estrutura e penso que seus anseios serão minimizados com a conclusão desta obra”.

Ao se manifestar, o prefeito Schmidt pontuou a satisfação da união e da parceria entre os poderes Executivo e Legislativo para a realização de ações que venham beneficiar a comunidade de Erechim. “Os vereadores ajudam a corrigir os erros do Executivo e desta forma, construímos uma cidade que a comunidade quer e necessita. Cada administração escrevendo um pedacinho da história de Erechim, pois temos que saber, todos os dias, construir um pouco mais para a nossa comunidade. A construção da segunda etapa da Escola Caras Pintadas mostra-se uma obra de grande importância para a educação local, oportunizando mais espaços para que nossas crianças sejam educadas pelos nossos professores”.

Ainda, durante as manifestações, Gilmar Gosch, sócio administrativo da empresa vencedora da licitação, reforça a importância dessa obra para o município. “Serão 18 meses de muito trabalho para podermos entregar a segunda etapa com a qualidade que merece, pois será destinada à educação, uma área essencial para a formação de nossas crianças”.

 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas