15°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Erechim

A construção da independência

Primeiro workshop “Ela Pode!” será realizado no dia 5 de março no auditório da URI

teste
Primeiro workshop “Ela Pode!” será realizado no dia 5 de março no auditório do prédio 8 da URI
Por Ígor Dalla Rosa Müller
Foto Divulgação

O empoderamento feminino será o tema do primeiro workshop “Ela Pode!”, desenvolvido pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora em Erechim. O projeto realizado em todo o país tem como objetivo ajudar as mulheres brasileiras a serem donas da sua própria vida e do próprio destino. O evento será realizado no dia 5 de março no auditório do prédio 8 da URI - Campus Erechim, das 8h30 às 11h30.

O workshop faz parte da comemoração do Dia Internacional da Mulher, e é uma promoção do Grupo Condutor de Saúde Mental da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, em parceria com o Instituto Rede Mulher Empreendedora. 

Segundo a multiplicadora e responsável pelo projeto no Rio Grande do Sul, Daiane Boschetto, “a Rede Mulher Empreendedora é a primeira e maior rede de apoio para mulheres conquistarem independência financeira em suas vidas e seus negócios”.

Daiane explica que o Instituto Rede Mulher Empreendedora, criado em 2017, “é uma organização sem fins lucrativos com foco em causas sociais, políticas públicas e mulheres em situação de vulnerabilidade social. Atua fomentando a geração de renda da mulher, através do empreendedorismo e empregabilidade”.

Ela enfatiza que a rede atua com mulheres refugiadas, mulheres rurais, jovens, quilombolas, indígenas, surdas, mulheres em situação de violência, idosas, transgênero e reeducandas do sistema prisional.

Conforme Daiane, mulheres constituem metade da população economicamente ativa em todo o mundo. Ela explica que a promoção da igualdade de condições de trabalho resultaria num incremento de 30% no PIB brasileiro. “O Brasil teve a 3º maior proporção de mulheres na categoria de empreendedoras iniciais. Mais de 40% dos lares brasileiros são comandados por mulheres”, diz.   

Ela Pode!

O projeto Ela Pode! é o maior programa de capacitação de mulheres do país, desenvolvido pelo Instituto RME com apoio do Google, e realizado por multiplicadoras em todo o Brasil. Daiane está atuando no RS desde junho de 2019, depois de passar por um processo seletivo. Ele conta que já foram feitas mais de 135 mil capacitações.  

O instituto conta com a parceria de mais de 200 multiplicadoras voluntárias espalhadas pelo Brasil. “Elas são empreendedoras, representantes de organizações da sociedade civil, professoras, que estão nos campos e nas cidades e são responsáveis por facilitar e organizar os cursos do programa”, comenta.

Daiane resume a essência de todo o trabalho citando as palavras de Ana Fontes, fundadora da rede e do instituto: “procuramos desconstruir tudo aquilo que a sociedade disse que a mulher não pode fazer e alimentar sua autoconfiança para que ela conquiste sua independência financeira”.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas