10°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Ensino

Mais de 400 vagas em universidades públicas de Erechim

Inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) iniciam amanhã (21)

teste
Inscrições serão feitas pela internet
Por Amanda Mendes
Foto ArquivoBD

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) iniciam terça-feira (21) e o município de Erechim tem cerca de 427 vagas em cursos de ensino superior gratuito. As oportunidades estão divididas em duas Instituições públicas: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

 

O acesso ao Sisu é por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que foi divulgada na sexta-feira (17), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Sobretudo, para o professor do cursinho pré-vestibular Volare Educação de Erechim, Vinicius Drey, o Sisu é uma ótima oportunidade para ingressar no ensino superior. “Esse sistema é uma ferramenta indescritível, consolidada e democrática para àqueles que querem entrar em uma universidade pública, bastando apenas ter acesso a um computador com internet. O Sisu reúne dezenas de instituições federais e algumas estaduais, bem como, os Institutos Federais, de todo o País”.

Assim, os futuros acadêmicos podem se inscrever em instituições de qualquer cidade do Brasil. “Agora, eles não precisam mais se deslocar para prestar o vestibular da universidade que almejam estudar. Nesse cenário, o Enem tem uma importância expressiva, e, por isso, é necessário ter boas notas nesse exame”, acrescentou Drey.

No mesmo sentido, o diretor da Anhanguera de Erechim, Ricardo Pasini, afirma que o Enem abre portas para o ensino superior e possibilita que os estudantes vislumbrem oportunidades intelectuais e acadêmicas. 

“As mudanças nas conexões entre educação, formação e emprego estão bem diferentes em relação ao século anterior, contudo, o mercado ainda exige cada vez mais competências dos profissionais e o ensino superior é uma das portas para as oportunidades de trabalho. O conhecimento especializado de uma graduação continua sendo um diferencial, seja para o mercado, quanto para o futuro profissional, que poderá conhecer um leque de profissões ou até mesmo criá-las quando entra em uma faculdade”, argumentou Pasini.

Além do Sisu, Pasini chama atenção para outras possibilidades que o Enem viabiliza. “Essa avaliação permite ingressar em universidades públicas e privadas, estudar no exterior e participar de programas de financiamentos estudantis. Assim, os estudantes brasileiros têm a oportunidade de cursar uma graduação e podem vislumbrar novos horizontes. O Exame é importante porque, além de avaliar os conhecimentos dos alunos do ensino médio, beneficia aqueles que 

se mostram bem capacitados, já que os vestibulandos podem iniciar sua graduação por meio de três programas principais:  o Sisu,  que seleciona novos alunos para as universidades públicas, o Programa Universidade para Todos (Prouni), que distribui bolsas de estudos parciais e integrais em universidades privadas, e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que financia os cursos para pagamento a longo prazo em universidades privadas”, complementou.

Como participar do Sisu

As vagas são para ingresso no primeiro semestre deste ano e a inscrição no Sisu é feita pela internet, por meio do endereço eletrônico: sisu.mec.gov.br.

De acordo com Pasini, todos os programas, inclusive o Sisu, exigem a participação na última edição do Enem, e a conquista de mais de 450 pontos nas provas objetivas e mais que zero na redação.

Drey explica que o vestibulando pode realizar diversas combinações na hora da inscrição. “Dentro do Sistema o aluno tem a possibilidade de escolher duas opções de cursos, em universidades diferentes ou na mesma, ou, também, cursos iguais em instituições distintas. A única coisa que ele não pode fazer é escolher duas vezes o mesmo curso. Além disso, o Sisu fica com as inscrições abertas durante quatro dias e o candidato pode alterar suas opções ao longo desse período. Apenas no último dia que sua escolha será decisiva”.

Além disso, Drey relembra que o Sisu tem algumas Ações de Políticas Afirmativas. “O sistema apresenta alguns critérios para essas ações, seja se estudou em escolas públicas, se possuí baixa renda e até mesmo relacionado se for negro, pardo, indígena ou com alguma deficiência”, concluiu.

Na próxima semana, o cursinho pré-vestibular Volare Educação, localizado na Avenida Sete de Setembro, estará realizando ,plantão para auxiliar os candidatos que por ventura tenha alguma dúvida com o sistema. 
 

Vagas em Erechim

Instituição

Curso

Quantidade de vagas

Uergs

Administração (B)

45

Uergs

Gestão Ambiental (B)

40

UFFS

Agronomia

34

UFFS

Arquitetura e Urbanismo (B)

34

UFFS

Ciências Sociais (L)

42

UFFS

Engenharia Ambiental e Sanitária (B)

45

UFFS

Filosofia (L)

47

UFFS

Geografia (L)

45

UFFS

Geografia (B)

25

UFFS

História (L)

36

UFFS

Pedagogia (L)

34

 

Legenda: (B) – bacharelado, (L) – licenciatura

 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas