0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Erechim

Vereadores mirins conhecem a Assembleia Legislativa e o Tribunal de Contas em Porto Alegre

Na visita os jovens foram recepcionados pelo vice-diretor Marcelo Danéris e pelo presidente Iradir Pietroski

vereadores mirins em POA
vereadores mirins
Por Assessoria de Comunicação Câmara Municipal de Vereadores de Erechim
Foto Assessoria de Comunicação Câmara Municipal de Vereadores de Erechim

Na última quinta-feira (5), a recém-empossada legislatura do Programa Vereador Mirim (PVM) teve sua primeira grande experiência representando o Poder Legislativo erechinense. Acompanhados por professores, pais, assessores e servidores da Câmara Municipal, além do presidente Alderi Oldra (PT) e do vereador Rafael Ayub (MDB), os jovens parlamentares visitaram Porto Alegre, em um passeio marcado por muito conhecimento, mas sem deixar de lado a diversão.

 

            A agenda oficial dos vereadores mirins foi composta por visitas à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e ao Tribunal de Contas do estado. Na casa das leis, o grupo ocupou as cadeiras dos deputados no Plenário 20 de Setembro, aprendeu o funcionamento do local, como as decisões são transformadas em leis e, no Salão Júlio de Castilhos – um dos mais importantes da Assembleia –, soube um pouco da história do histórico personagem e ex-governador que dá nome à sala.

 

            No Tribunal de Contas, os jovens foram recepcionados pelo vice-diretor Marcelo Danéris e pelo presidente Iradir Pietroski. Na ocasião, aprenderam um pouco sobre a importância de utilizar bem o dinheiro público, sempre de forma eficiente, que atenda aos interesses da população. Para a coordenadora do PVM Elisete Tozatti, esse tipo de experiência possibilita aos estudantes o conhecimento real sobre questões relevantes que lhes serão úteis não só durante seus mandatos, mas ao longo de suas vidas. “Nosso objetivo é mostrar a eles a importância e a grandeza dos poderes, bem como o que representam, suas respectivas estruturas organizacionais e funcionamento”, afirma.

 

            Com as agendas oficiais finalizadas, os vereadores mirins tiveram um momento de recreação na capital gaúcha: conheceram o Aeroporto Internacional Salgado Filho, caminharam pela Orla do Guaíba e visitaram os estádios da dupla Grenal, a Arena do Grêmio e o Beira-Rio.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas