0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Ensino

Estudantes do Colégio Franciscano São José apresentam Projeto Tecer Literário

Atividades foram desenvolvidas durante o segundo semestre com temas da literatura infantil

Atividades foram desenvolvidas durante o segundo semestre com temas da literatura infantil
Por Assessoria de Comunicação
Foto Divulgação

Estudantes do 1º ao 5º Ano do ensino fundamental do Colégio Franciscano São José, de Erechim, realizaram duas noites de apresentações na última terça (3) e quarta-feira (4). A ação trouxe resultados de quatro meses de desenvolvimento do Projeto Tecer Literário, que neste ano ganhou o título “Fios e Jeitos da Literatura Infantil”.

A proposta do projeto foi de estimular a leitura, a codificação e decodificação de textos escritos no universo da literatura infantil, um dos objetos culturais mais encantadores que favorece a formação de leitores. Segundo Simone Marangoni, coordenadora do ensino fundamental (anos iniciais) e responsável pela organização do Projeto, todos os professores se empenharam, sobretudo porque acreditam no poder da palavra como forma de mudar o mundo: “As pessoas são como uma planta, que desde a forma de semente, precisam ser cuidadas para que cresçam fortes e bonitas. Assim é a leitura! Para fazer emergir leitores é necessário cultivar a leitura e a interpretação da vida. É preciso ler! É preciso ler!”, destaca.

Desde agosto foram desenvolvidas atividades em sala de aula a fim de conhecer as obras e os autores escolhidos.  Também houve interação com as famílias durante o desenvolvimento do projeto.

Simone avalia que são muitas as vivências que contribuem para a formação de grandes leitores e que, sob o ângulo das letras, muitas pessoas passaram a ver e a ler o mundo de uma forma mais ampla e inteligente. “As memórias de um leitor em relação aos seus primeiros contatos com as narrativas, sejam elas orais ou escritas, muitas vezes se tornam marcantes na trajetória da vida”, relata.

Os autores escolhidos:

As obras foram escolhidas pelos professores com suas turmas. Entre os autores escolhidos estão grandes nomes da literatura brasileira, como Ziraldo, Eva Furnari, Rubem Alves, Ana Maria Machado, Eleanor Porter e Fabiano Grazioli.

Espetáculos

Na primeira noite apresentaram-se estudantes do 1º, 2º e 3º ano; na segunda noite foi a vez dos estudantes do 4º e 5º ano. Eles apresentaram os autores e obras, encenaram, dançaram e cantaram. Na primeira noite, todos os estudantes se uniram no palco para encerrar o espetáculo com a música “Dona Felicidade” do Trem da Alegria e na última noite, a música escolhida foi “Toda forma de amar”, de Iza e Milton Nascimento.

Publicidade

Blog dos Colunistas