0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Ensino

“Lixo? Eis a questão!” é tema de Mostra Científica, Cultural e Tecnológica do Colégio Franciscano São José

Evento ocorreu na quinta-feira (28) e sexta-feira (29), reunindo a comunidade escolar
Por Assessoria de Comunicação
Foto Divulgação

Aconteceu na quinta-feira (28), e sexta-feira (29), a Mostra Científica, Cultural e Tecnológica do Colégio Franciscano São José de Erechim. A apresentação dos trinta trabalhos apresentados é resultado de pesquisas, envolvimento, criatividade e experimentações de estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, professores e equipe gestora do Colégio.

Com o título: “Lixo? Eis a questão!” a Mostra é resultado também da implantação do Projeto Lixo Zero coordenado pela instrutora e consultora do Lixo Zero Brasil, Júlia Vanin de Morais, que também é engenheira ambiental. Para estudante Raíssa Martinelli Bulau, do 8º Ano, a visão sobre descarte já mudou a partir das atividades realizadas. “Foi muito diferente até porque aprendemos o que é o lixo, pra mim tudo era lixo. Qualquer coisa que a gente não usava era lixo. Minha visão mudou muito e agora eu comecei a repensar”, conta.

O Colégio busca assim, introduzir conteúdos básicos relacionados a sustentabilidade no encaminhamento dos resíduos sólidos, e contribuir na formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis, que podem se tornar atores de mudanças em suas casas e comunidades. Segundo a diretora da instituição de ensino, irmã Silvana Arboit, o projeto deve impactar a vida dos estudantes e suas famílias não só na escola. “O projeto da Mostra é um lindo trabalho realizado com muito estudo, pesquisa e envolvimento dos estudantes, o qual não culminará no dia 29 de novembro, mas deverá perdurar para toda a vida. O tema é desafiador, e para praticarmos a redução da geração de resíduos, a reutilização e criarmos a cultura do cuidado, as ações precisam passar pela razão, sim, mas muito mais pelo coração, pela sensibilização e por novos hábitos” - destaca.

O grupo do estudante Marco Anthonyo Bazzan Fuzinatto, do 9º ano, desenvolveu um aplicativo “Panfleto Lixo Zero”. Agora, o adolescente reflete sobre todo o tema abordado. “Para mudar o futuro tem que mudar não só apenas um ato, mas você tem que mudar toda a cultura da sociedade pra poder haver uma real mudança”. Já a estudante Raíssa conta que o projeto já fez com que ela mudasse de hábitos. “Devemos pensar muito mais nas nossas escolhas, por exemplo, comprar um copo de vidro é mais sustentável do que comprar copos plásticos descartáveis. Mudei minhas ações na minha casa, no Colégio e com meus amigos” explica.

Agradecemos a presença de todos os estudantes, professores, equipe organizadora, famílias, autoridades e convidados que auxiliaram e contribuíram, de alguma forma, para que esta Mostra pudesse acontecer. A intenção é dar continuidade nos próximos anos com outras temáticas, pois acreditamos, ser este, um projeto de empreendedorismo juvenil.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas