0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Geral

Chá que aquece as vendas

Frio impulsiona a venda dessa bebida conhecida por seus benefícios à saúde

Além de aquecer os chás possuem benefícios para a saúde
Por Laura Coutinho - jornalismo@jornalbomdia.com.br
Foto Laura Coutinho

Frio impulsiona a venda dessa bebida conhecida por seus benefícios à saúde

Em Erechim o comércio já registra aumento nas vendas da bebida de infusão. Conhecidos por ter inúmeros benefícios a saúde, os chás voltam a ser mais consumidos com a aproximação do inverno.

“Os dias de frio impulsionam a compra de chás, e os tradicionais como hortelã e camomila são os mais procurados. Neste período a venda de chás normaliza, porque no verão cai 70%” explica o gerente comercial da Ervateira Rei Verde, Flavio Roberto Rutkauskas. Atualmente a marca trabalha com 32 sabores entre frutas, ervas e misturas.

Sabor da nossa terra

Todos os sábados Delfina Maria Fabris Nespolo prepara sua banca de chás em uma feira em Erechim. São ervas que ela cuida com carinho, colhendo direto da terra e separando em pequenos sacos para levar o melhor sabor para quem for à feira. “Já faz uns 20 anos que trabalho com chás. As pessoas gostam de comprar guaco, marcela e hortelã” explica a agricultora.

Dona Delfina, sempre com um sorriso no rosto recebe seus clientes, e prepara uma mistura especial para quem aprecia a erva mate. “Misturo alguns chás e ervas para quem gosta de colocar no chimarrão, para ter aquele sabor a mais, além do amargo” comenta.

Para todas as horas

As irmãs Michele e Sigi Johann produziam bolachas decoradas e para aproveitar o espaço extra que tinham resolveram abrir a primeira casa de chás de Erechim em 2013, pois perceberam que a bebida não era bem explorada pelo comércio local. 

“O chá é um companheiro para todas as horas, diferente do café que as pessoas bebem na correria para estimular, o chá acalma e aquece. Temos clientes que vem aqui com um livro e passam a tarde toda lendo na companhia do chá” comenta Michele, sócia proprietária da casa de chá Le Petit Paradis.

A bebida além de aproximar as pessoas é um hábito que passa de geração em geração. “Desde pequena eu gosto de chá, é um costume que herdei de meus pais”, afirma a Bárbara Witschinski, estudante e cliente da casa de chá.

Aliados da saúde

Além de nos aquecer em dias frios os chás podem ajudar na prevenção de doenças. “Existem inúmeros chás, alguns agem como calmantes, outros ajudam na desintoxicação, e tem aqueles que auxiliam até mesmo no controle de doenças crônicas não transmissíveis”, explica a nutricionista Rubia Amadigi.

Benefícios dos chás*

Camomila
A camomila ajuda a controlar a ansiedade e insônia e tem sido muito usada para aliviar a enxaqueca e diminuir as cólicas. 

Chá de canela
Pode ser um ótimo aliado no controle de diabetes, pois auxilia na redução da glicemia, regulando o açúcar no sangue. Alguns estudos mostram que consumir meia colher de sopa por dia de canela ajuda a regular o colesterol, devido a ação dos antioxidantes.

Chá de gengibre
Este chá atua no sistema digestivo, contra cólicas e gases. O gengibre é um dos melhores anti-inflamatório que temos na natureza.

Chá verde
O mais famoso deles, o chá verde, possui ação desintoxicante, ajuda a fortalecer o sistema imunológico e ainda previne problemas cardiovasculares por controlar o colesterol.

* Informações da nutricionista Rubia Amadigi

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas