0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Ensino

Semana Acadêmica de Agronomia da URI trata da transformação digital na agricultura

O evento aconteceu no Auditório do Câmpus II da Universidade

Semana da Agronomia aconteceu no Auditório do Câmpus II
Por Assessoria de Comunicação
Foto Divulgação

A Engenheira Agrônoma da Bayer, Leandra Leite, foi uma das convidadas da XI Semana Acadêmica do Curso de Agronomia da URI quando falou sobre a transformação digital na agricultura. A palestra foi desenvolvida no Auditório do Câmpus II da Universidade, na noite do dia 8 de outubro.

Segundo ela, o setor do agronegócio mundial vive uma era de grandes desafios e precisa garantir que a produção de alimentos consiga atender a demanda da crescente população que, em 2050, irá atingir 9 bilhões de pessoas. Segundo Leandra, “isto exige ir além, é preciso unir agentes envolvidos em toda a cadeia de valor do agronegócio para que a transformação digital e inovações possam ser efetivas na busca pela melhoria da eficiência da produção e de um modo mais sustentável”.

Disse, ainda, que há necessidade de se expandir a produtividade no campo em função do aumento da população mundial. “Se não fosse a transformação digital que possibilitou uma modernização da gestão agrícola, provavelmente não produziríamos na escala em que se produz hoje”, pontuou.

Leandra Leite contextualizou  sobre a ruptura que o digital irá causar no agronegócio sob vários aspectos e sobre que profissional esse novo momento exige. “Com o uso de tecnologias digitais é possível, por exemplo, conectar todas as máquinas da fazenda. Os sistemas de gestão agrícola possibilitam um controle completo, tanto da produção quanto da distribuição do que é plantado. Através dos dados colhidos, é possível identificar pontos fracos, reduzir custos e gerenciar riscos de forma muito mais eficaz”, revelou.

A Engenheira Agrônoma comentou também que o profissional que se busca para trabalhar neste novo cenário deve saber trabalhar em equipe, realizar conexões, não esperar que a motivação venha de fora, parar de dar desculpas, abrir mão da zona de conforto e ter metas.

Publicidade

Blog dos Colunistas