12°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Geral

Romaria de Fátima: procissão luminosa marca a noite de sábado em Erechim

A Avenida Sete de Setembro ganhou um brilho extra e, acompanhados de muitas velas, fiéis aproveitaram o feriado para agradecer, pedir e homenagear Nossa Senhora

teste
Após a procissão, fiéis puderam acompanhar a missa campal
Por Izabel Seehaber
Foto Izabel Seehaber

Emoção, devoção e alegria. Estes foram apenas alguns sentimentos que estiveram reunidos em expressivas demonstrações de fé na noite deste sábado (12), em Erechim. A Avenida Sete de Setembro ganhou um brilho extra e, acompanhados de muitas velas, fiéis aproveitaram o feriado para agradecer, pedir e homenagear Nossa Senhora de Fátima.

Ao chegarem ao Santuário, o público pode conferir uma encenação das aparições de Nossa Senhora e, em seguida, acompanhar a missa campal, sob a presidência do padre Jair Carlesso, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, de Barão de Cotegipe. Em seu discurso, reforçou que este é um momento muito especial, “de revisão de vida, reconciliação, de renovação da fé, de fortalecimento da espiritualidade cristã, do seguimento a Jesus, de mergulho no projeto de Jesus, o missionário do Pai. É tradição, há muito tempo, a nona noite da novena, ser marcada pelo símbolo da luz, com a vela acesa. A representação é de que queremos caminhar na luz do Senhor”, afirmou.

Em entrevista ao Bom Dia, o administrador diocesano, padre Antoninho Valentini Neto reforçou o chamado ‘espaço de fé’. Segundo ele, as dioceses têm como ponto alto de suas ações, as romarias, ocasião em que acontece a renovação da fé diocesana.

Conforme padre, é notável que a cada ano, aumenta o número de fiéis nesta festa de fé. Neste ano, uma particularidade foi o tempo que colaborou muito para que as pessoas saíssem de casa e dedicassem um tempo para oração. “Há três grandes momentos da programação: a Romaria da Criança, a tradicional procissão luminosa (que reúne um público cada vez maior) e a festa no domingo”, citou.

O administrador diocesano exaltou, ainda, o espaço do Santuário, o qual acolhe inúmeras pessoas durante o ano e, no momento da Romaria, há uma mobilização ainda mais significativa. “A Diocese de Erechim, que em breve irá comemorar seus 50 anos de história, cresceu a partir da Romaria, que chega a 68ª edição. Foi essa devoção a Nossa Senhora que consolidou a Diocese”, destacou.

Padre Antoninho aproveitou para reforçar o convite à toda comunidade para participar da vasta programação deste domingo, que irá contar com missas em diferentes horários, em especial, às 8h na Catedral, com procissão logo em seguida, às 9h, em direção ao Santuário onde será realizada a missa campal. 

 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas