0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Tecnologia

Atari fala sobre desenvolvimento de seu novo console

Atari VCS.jpeg
Atari PLACA.jpeg
Atari PLACA 2.jpeg
Sistema de refrigeração Atari.jpeg
Por Assessoria de Comunicação
Foto Divulgação

A Atari está investindo em um novo console, e soltou pequenos vazamentos de como a máquina está sendo montada em um post no Médium. Dando respostas as dúvidas levantadas por um artigo no The Register publicado após o pedido de demissão do engenheiro chefe do projeto por não estar recebendo a meses.

Segundo a empresa, o projeto superou expectativas e está sendo um sucesso em sites como o IndieGogo, que estão apoiando o projeto. Más apesar de terem muito o que fazr para que o console chegue aos lojas, eles estão cada dia mais perto dessa nova conquista.

O artigo começa detalhando o hardware, baseado em um processador AMD Ryzen acompanhado por 4 ou 8 GB de RAM. Assim como o PlayStation 4 e o Xbox One, o Atari VCS é baseado em tecnologia dos PCs, mas com um design otimizado para uso em um gabinete compacto.

Para isso um sistema de refrigeração customizado foi desenvolvido, que usa aberturas na traseira para sugar ar do ambiente, que refrigera os componentes e é expelido pelo lado oposto. O ventilador é acoplado a sensores no processador, para que a velocidade de rotação possa ser controlada de acordo com a temperatura, evitando ruído excessivo e aumentando a eficiência do sistema.

O design dos componentes plásticos que formam o gabinete, segundo a empresa, está “praticamente completo” e passando pelo processo de ajustes de encaixe e finalização, essencial para facilidade de montagem na linha de produção e para que a aparência final corresponda às imagens conceito divulgadas para os consumidores. O mesmo processo está sendo realizado em uma outra fábrica, que está produzindo os controles Atari Classic Controler e Atari Modern Controller.

Por fim a Atari admite que, no momento, quando ligado o VCS se comporta mais como um PC comum do que como um console tradicional. Segundo a empresa, quem comprou o console durante a campanha de financiamento receberá hardware finalizado, mas software ainda em estado preliminar. Entretanto, a empresa afirma que há esforços em “diferentes estágios” para o desenvolvimento de uma interface própria, loja de aplicativos e apps, e que ‘mal pode esperar’ para mostrar isto ao mundo em eventos para a imprensa e parceiros que devem acontecer no final do ano.

A previsão atual é de que o Atari VCS seja lançado em Março de 2020. Atualmente o console está em pré-venda nos EUA, em seu site oficial e em redes como Walmart e GameStop.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas