0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Ensino

Acadêmicos de Ciências Biológicas da URI visitam Museu Entomológico em Santa Catarina

Os acadêmicos também visitaram o Centro de Divulgação Ambiental da Usina Hidrelétrica de Itá

Acadêmicos no Museu Fritz Plaumann
Acadêmicos no Museu Fritz Plaumann
Estudantes puderam conhecer toda coleção de insetos descoberta pelo pesquisador
Por Assessoria
Foto Divulgação

Acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas da URI, acompanhados pelos professores Luiz Ubiratan Hepp e Rozane Restello, realizaram uma viagem de estudos à Coleção Entomológica Fritz Plaumann em Seara, Santa Catarina,   como uma das atividades desenvolvidas nas disciplinas de Zoologia II e Tópicos Especiais em Meio Ambiente e Biodiversidade.

 O tema Coleção Entomológica é discutido no Curso uma vez que é uma das atribuições do Biólogo, de acordo com a legislação vigente e o código de ética dos profissionais biólogos (Resolução CFBio Nº 2 de 5 de março de 2002) é a curadoria de coleções. O curador deve sempre ter em mente os objetivos e a função da sua coleção (tipo de coleção), focando seus esforços na amostragem e conservação do material.

 A Coleção Entomológica Fritz Plaumann, localizada na comunidade de Nova Teotônia, no interior do município de Seára, conserva inúmeros exemplares da fauna de insetos principalmente da Região do Alto Uruguai catarinense, coletados desde 1924. Fritz Plaumann, natural da Prussia Oriental (Alemanha), era autodidata e dedicado a preservar a natureza. Neste tempo, conseguiu coletar mais de 80 mil exemplares de 17 mil espécies diferentes de insetos, sendo 1500 descobertos pelo próprio Plaumann. Destas, 150 levam o seu nome. Todos os insetos estão preservados em condições ideais de umidade e temperatura, colocados em gavetas hermeticamente fechadas.

        Conhecer esta coleção é voltar no tempo. É conhecer a diversidade de insetos que fazem parte do grupo mais abundante do Reino Animal, além do fato de que certamente muitas das espécies lá catalogadas já não existem mais. Para os acadêmicos, foi um momento ímpar de aprendizado não apenas sobre a biodiversidade de insetos, mas também sobre questões culturais e sociais abordadas na palestra inicial, realizada pela bióloga responsável pelo Museu. Além disso, foi comentado também sobre os serviços ambientais prestados pelos insetos. Importante ressaltar que parte da Coleção Fritz Plaumann se encontra depositada no Museu Regional do Alto Uruguai, na URI Erechim.

 Os acadêmicos também visitaram o Centro de Divulgação Ambiental (CDA) da Usina Hidrelétrica de Itá, onde puderam conhecer um pouco sobre a construção da barragem e dos programas ambientais que continuam sendo desenvolvidos.        

 O Curso de Ciências Biológicas da URI é um dos que serão ofertados no próximo Vestibular de Verão e conta com uma excelente estrutura de laboratórios, com atividades teóricas e práticas que complementam a formação do estudante. Além disso, conta com um quadro de professores com vasta experiência nacional e internacional nas mais diversas áreas das Ciências Biológicas. Para maiores informações, ligue para 54 3520 9000, ramal 9148, e agende uma conversa com a coordenação ou uma visita à estrutura do Curso e da URI.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas