0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Segurança

Simulação de acidente alerta para os perigos do trânsito e destaca trabalho das forças de segurança

IMG_1362.jpg
IMG_1396.JPG
IMG_1360.JPG
IMG_1357.JPG
IMG_1383.JPG
IMG_1384.JPG
IMG_1387.JPG
IMG_1393.JPG
IMG_1400.JPG
Por Alan Dias
Foto Alan Dias

Simulado de acidente realizado na tarde deste domingo (22), alertou para os perigos do trânsito e deu uma mostra sobre a eficiência e preparo das forças de segurança de Erechim para casos de emergência.

O evento, realizado na Praça Prefeito Jayme Lago, imaginou uma colisão envolvendo um ônibus com diversas vítimas no interior, um carro com duas pessoas presas às ferragens, e um terceiro veículo que acabou pegando fogo.

Montado o cenário, os passos executados demonstraram passo a passo as ações tomadas em uma ocorrência real. Agentes de trânsito isolaram a área e controlaram o tráfego de veículos, a equipe do caminhão Auto Bomba Tanque deslocou para controlar o fogo em um dos carros, enquanto socorristas se dividiram nos outros dois veículos para avaliar as vítimas e iniciar os primeiros socorros.

As vítimas receberam maquiagem simulando ferimentos reais e foram orientadas a relatar o que sentiam. Alguns gritavam, pediam por familiares ou amigos que também estavam no ônibus, tudo para deixar o ambiente o mais semelhante a uma situação real.

Próximo à área das ambulâncias foi montado um setor de triagem, dividido por cores. Verde para os feridos leves, amarelo para aqueles com ferimentos mais sérios, mas que podem aguardar atendimento e vermelho para os em estado grave.

Para o resgate das duas mulheres presas às ferragens, socorristas realizaram as técnicas de imobilização e na sequência, bombeiros usaram o desencarcerador para cortar a lataria. Em seguida as equipes se uniram para realizar o resgate com segurança e o transporte em maca.

A simulação, que atraiu um grande público, integrou a programação erechinense para a Semana Nacional de Trânsito e também serviu para treinamento das equipes participantes. Participaram Corpo de Bombeiros Militar, Samu, Listo Emergências Médicas, Agentes de Trânsito, Força Voluntária Alto Uruguai e Ambulância Cidadã.

Publicidade

Blog dos Colunistas