Valorizar o esporte amador erechinense e auxiliar os atletas que representam o município em competições nacionais e internacionais, são alguns dos desafios que o diretor Wallace Soares enfrenta a frente do Departamento de Esportes.
Realizando a função de diretor há sete meses, Wallace chegou ao departamento após a troca de secretários na Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo. Ex-atleta profissional de futebol, Soares se preparou para assumir o cargo. “Busquei me aperfeiçoar e realizei cursos de gestor especifico para o setor público”.
Melhorias no Departamento
Além das competições tradicionais que são realizadas pelo Departamento. Neste ano, foram realizadas melhorias, entre elas, o atendimento ao público idoso, que antes não era atendido. “Hoje contamos com mais 120 idosos que semanalmente praticam atividades físicas através de dança, vôlei e alongamento. Eles veem ao Departamento e tem aulas gratuitas nas modalidades”, destaca Wallace.
Entre as novidades que serão realizadas ainda neste ano, um campeonato especifico para idosos, além do Campeonato Distrital de Jaguaretê.
Em Erechim, o ginásio municipal também auxilia as entidades, ADAU, Erechim Vôlei Futuro (EVF) são algumas das que realizam os seus jogos no espaço que está localizado na Rua Benjamin Mosena.
Economia
Neste ano, as finais do Campeonato Municipal de Futebol 1ª e 2ª Divisão, foram realizados no estádio Colosso da Lagoa. Através de uma lei, o Departamento de Esportes buscou a possibilidade do patrocinicio de uma empresa privada em ações do poder público. Com o edital, a empresa pagou toda a premiação em troca de publicidade no campeonato. “Tivemos uma economia de R$ 5 mil. Este dinheiro será investido na Semana do Idoso. Economizamos a quantia e vamos gerar uma nova atividade no Departamento. Cada real que conseguimos economizar, conseguimos repor. Num princípio de administração, é um bom uso de dinheiro público”.
Outro ponto destacado por Wallace, é a utilização da tecnologia. “Através do site, as equipes conseguem realizar as inscrições para os campeonatos, ver o regulamento e quais jogadores estão suspensos. É tudo digitalizado. Com isso, se economiza tempo e papel. Com relação ao futsal, são mais de 1.800 atletas inscritos. Isso mostra que 2% da cidade está participando. Em outras modalidades como vôlei, basquete, artes marciais também temos atletas que vêm se destacando e representando o município”.
Novidade
Os acadêmicos de educação física e fisioterapia podem realizar um cadastro no Departamento de Esportes e participar das atividades como voluntários – onde eles recebem um certificado de horas complementares.