0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Segurança

Exército desencadeia Operação Ágata na região

Operação acontece periodicamente em diferentes pontos fronteiriços.jpg
Fiscalização é realizada 24 horas por dia.jpg
Por Alan Dias
Foto 3º Sgt. Maquir

Tropas da Artilharia Divisionária da 3ª Divisão de Exército Brasileiro montaram acampamento em Nonoai e deram início à Operação Ágata, que visa combater crimes transfronteiriços e ambientais.

Os militares desembarcaram no município na última segunda-feira (19) e desde então, com o apoio de órgãos federais, do estado e cães farejadores, estão realizando barreiras de fiscalização nas estradas de Nonoai, Erval Grande, Goio-Ên, Frederico Westphalen, Iraí, Alpestre e Planalto. Conforme o exército, as vias costumam ser utilizadas para transporte de drogas, armas e inúmeras outras mercadorias ilegais.

As tropas também estão utilizando equipes especializadas na fiscalização de produtos controlados, como químicos e explosivos.

A base de operações da Artilharia Divisionária foi montada na Cripta da Igreja Matriz de Nonoai e conta com tropas do 27º Grupo de Artilharia de Campanha de Ijuí, Unidade Militar responsável pelas Operações, do 29º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, de Cruz Alta, da Bateria de Comando da AD/3, também de Cruz Alta e do 7º Batalhão de Infantaria Blindado, de Santa Cruz do Sul.

As ações de barreiras e fiscalização ocorrem durante 24 horas por dia e não há prazo para encerrarem.

Mesmo já tendo conhecimento da operação, a reportagem do jornal Bom Dia optou pela não divulgação nos primeiros dias, para evitar alertar possíveis infratores que utilizam as estradas sob fiscalização.

Publicidade

Blog dos Colunistas