0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Erechim

Legislativo fará homenagem à Paróquia São José

Vereador Lucas Farina
Por Amanda Mendes
Foto Amanda Mendes

Neste domingo (18), a Paróquia São José de Erechim completa seu primeiro século de atuação. Como forma de celebrar esta significativa data e reconhecer o trabalho desenvolvido na comunidade, o poder Legislativo realizará uma sessão solene com outorga de menção honrosa à instituição religiosa. A homenagem ocorrerá na segunda-feira (19), no plenário da Câmara de Vereadores, às 19h30. 
Na ocasião, também será entregue o Troféu Castelinho ao bispo Dom José Gislon, que no próximo mês deixará, após sete anos, a Diocese de Erexim, para assumir a Diocese de Caxias do Sul. A proposta apresentada pelo vereador Lucas Farina (PT), foi aprovada por unanimidade entre os parlamentares. Para entender as motivações da homenagem, a reportagem do Jornal Bom Dia conversou com o vereador, que destaca a presença do catolicismo na comunidade erechinense. 

Jornal Bom Dia: Como surgiu a ideia de homenagear a Paróquia São José?
Lucas Farina: Meus antepassados tinham a fé como sua força interior para buscar os seus sonhos e suas realizações. Isto se realizava por meio da esperança, da união e da vida em comunidade. Tanto eu como toda minha família, temos uma relação e uma vivência muito próxima com a igreja católica. 
Meu pai, conhecido como "seu Pedrinho", foi por mais de 30 anos ministro da Eucaristia, minha irmã foi coordenadora diocesana da Pastoral da Juventude.  Eu desde criança participo ativamente da Igreja, acompanhando meus pais e irmãos nas celebrações, missas e encontros, fortalecendo a caminhada cristã da nossa família, comunidade, Paróquia e Diocese. 
Essa trajetória nos ensinou e marcou muito nossas vidas. Aprendemos a praticar a solidariedade, o amor ao próximo e a se doar para as questões sociais. Acredito que hoje, a maioria de nós exerce tarefas relacionadas a ajudar o próximo, seja em cooperativas, sindicatos ou em movimentos sociais. 
Quando surgiu a proposta de homenagear pessoas e entidades que contribuíram para construir esta nossa bela cidade, no centenário de Erechim, entendi que era muito justo unir e homenagear também os 100 anos da Paróquia São José.  
Jornal Bom Dia: A iniciativa contou com apoio de outras pessoas? 
Lucas Farina: Apresentei a proposta com o apoio de toda minha família, dos vereadores e acredito que de toda comunidade erechinense e regional.
Jornal Bom Dia: Comente a importância da paróquia para a "Capital da Amizade". 
Lucas Farina:
A Paróquia está ligada de maneira vital, profunda e dinâmica com Erechim. É uma comunidade estável e pública de cristãos. Ela se caracteriza, sobretudo, pela união de pessoas, se apresentando como uma verdadeira comunidade de fé, de graça, de oração e de missão com a Igreja Diocesana. 
Por isso, vejo que a Paróquia São José, teve e tem um papel importante em nosso município, pois todos que durante estes anos contribuíram com esta obra missionária, teve algum tipo de ligação com a Igreja, fruto do trabalho de evangelização, formação e promoção humana, com especial atendimento às famílias por meio das comunidades, formação de lideranças, catequese, juventude, bem como, constituição de equipes nas mais diversas pastorais e serviços.
É uma honra participar dessa homenagem, considerando que entendo esse ato como uma forma de retribuir toda a contribuição que a igreja teve na minha família, na minha vida e no cotidiano dos erechinenses.
Jornal Bom Dia: Como foi organizada a homenagem.
Lucas Farina: Estes 100 anos da Paróquia São José foram construídos por muitos padres, bispos, leigos e leigas da comunidade erechinense. Buscaremos durante a homenagem relembrar a história e a trajetória de algumas pessoas que marcaram esse centenário.

Publicidade

Blog dos Colunistas