12°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Geral

Caminhos trilhados juntos

Relatos remontam a importância da Paróquia São José para a vida religiosa erechinense

teste
Ministra da eucaristia Dorvalina Santin
Presidente do Lar da Criança, Edir Goelzer
Ministro da eucaristia Maurício Vicini
Catequista Nilva Zill Henke
Por Amanda Mendes
Foto Divulgação

Histórias que cresceram e se desenvolveram praticamente juntas. A presença da Paróquia São José na vida de muitos erechinenses é bem peculiar, assim como, sem a participação dessas pessoas, seu alcance poderia ter sido diferente. A reportagem do Jornal Bom Dia conversou com alguns fiéis para entender a importância do catolicismo em sua trajetória pessoal.

A história da ministra da eucaristia, Dorvalina Santin, acompanha o crescimento do Igreja. “A Paróquia tem 100 anos, eu tenho 90, então ela tinha 10 anos quando nasci. Assim, toda a minha vida religiosa ocorreu junto à Paróquia. Isso foi muito importante, nesse espaço eu me casei e batizei meus filhos. Sou ministra há uns 20 anos, me desliguei pela idade, mas sigo trabalhando e auxiliando no que posso”, contou.

As atividades de Dorvalina iniciaram na organização de festas que a igreja promovia, “na época, tinha uma esplanada na frente onde eram realizadas as confraternizações e a gente trabalhava duas vezes por ano nas tendas. Era muito gratificante”, acrescentou. A ministra ainda participou de visitas no Hospital da Caridade, “eu levava a eucaristia nos quartos e era incrível ver a gratificação nos olhos das pessoas com essa ação”, concluiu.

“A mãe da Diocese de Erexim”

Para o ministro da eucaristia, Maurício Vicini a Paróquia atua como uma “mãe” na Diocese de Erechim. “Vejo que ela incentivou muito a evangelização das pessoas e nas comunidades da região, promoveu as escolas servidoras acolhendo os ministros, assim como eu, que estou completando 25 anos de ministério”, destacou, citando, ainda, como sua participação na Paróquia o tornou uma pessoa realizada, “tanto em nível social, como comunitário e familiar, eu me sinto uma pessoa realizada, principalmente pelo respeito dos párocos, sempre incentivando as pessoas participarem e isso mobiliza as comunidades a continuarem crescendo”.

Para ele, o desafio é seguir motivando as pessoas dentro das comunidades religiosas. “Principalmente as rurais, considerando que estão se esvaziando. Queríamos a permanência das pessoas para que essas comunidades continuem progredindo. No meu ponto de vista, essas distrações acabam interferindo nas ações de evangelização e adoração a Cristo”.

Lar da Criança

O Lar da Criança foi uma das ações estimuladas pela Paróquia São José, conforme afirma a presidente da instituição, Edir Goelzer. “Eu estou atualmente há 34 anos como voluntaria na entidade, que foi criada junto ao Movimento Familiar Cristão. Na época, conseguiram o terreno, construíram as duas primeiras casas. Minha atuação foi motivada pelo padre, Atalibo Lise, e me sinto muito grata por ajudar tantas crianças. Atualmente abrigamos 49, mas já passaram mais de 100 crianças. Acho que estamos cumprindo nossa missão junto a todo o apoio que a igreja nos proporciona”.

Paixão partilhada

A paixão pelo catolicismo da catequista Nilva Zill Henke, foi partilhada na família e alimentada pela Paróquia. “Nasci e residi a vida inteira em Erechim, participando diretamente da Paróquia São José, onde fui batizada, crismada, me casei, batizei meus três filhos e junto com meu esposo conduzimos ele na caminhada da fé cristã. A minha família, principalmente meus pais, são os responsáveis pela minha formação espiritual, por meio das orações diárias que praticávamos e na participação da celebração eucarística de domingo. Além disso, estudei no Colégio São José e lá comecei a atuar nas equipes vocacionais e como catequista”, contou.

A catequese de seus filhos também foi um momento marcante. “Isso aconteceu há mais de 30 anos, e, naquele momento, me senti chamada a colaborar diretamente com a catequese deles e de muitas outras crianças e jovens. A catequese é um marco importante na minha vida, no meu tempo ela era voltada à perguntas e respostas acerca de Deus e da Igreja. A partir dos meus filhos mudou e o foco passou a ser a fé e a vida, além de respeitar a realidade dessas crianças e famílias. Passou a ser um processo catecomunal, onde o objetivo é levar as crianças a conhecerem Jesus Cristo, seus ensinamentos e torná-los discípulos missionários, participando diretamente na família, na comunidade e na sociedade. Como batizada e membro dessa Igreja viva, fico feliz e realizada em participar e dar minha contribuição nessa caminhada de 100 anos de fé e evangelização”, concluiu.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas