Na edição de ontem (9) a coluna trouxe matéria de uma operação da secretaria municipal de Meio Ambiente com relação a coleta irregular de lixo seco em Erechim. O secretário Cláudio Silveira afirmou que a fiscalização irá continuar: “existe uma lei a ser cumprida é o que faremos. Cumprir com nosso dever de ofício”.
Nas redes sociais ao longo da sexta-feira, comentários dos mais variados, e a maioria em tom de crítica a ação, pois os abordados estavam trabalhando. Acontece que esses que estavam trabalhando conhecem a lei, e eles tiram o melhor do lixo seco (filé) e sobra o pior (pescoço) para as dezenas de famílias de recicladores.
Foram mais de 200 comentários, 23 mil acessos até ás 17 horas de ontem. Diante da repercussão negativa, durante o evento que homenageava famílias no Salão Nobre da prefeitura, o secretário Cláudio Silveira conversou com o responsável pela assessoria de imprensa, Edson Machado. E não é preciso ter dois neurónios para saber do assunto: como divulgar essa problemática do lixo de forma didática para que a população entenda do que se trata. Que não é uma ação truculenta que quer tirar o sustento de alguém.
Na foto aparece Cláudio Silveira (de costas) com o Edson Machado, que pelo semblante demonstra ser um assunto sério e como fazer uma gestão de crise no setor público. E os dois computadores me fez lembrar o VAR para analisar nos mínimos detalhes os comentários da população na publicação do Jornal Bom Dia.