0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Geral

Dia do Garçom: data homenageia a arte do atendimento ao público

Presidente do Sindthores, Augusto de Borba relata rotina de garçons
Por Amanda Mendes
Foto Amanda Mendes

A profissão que já foi tema de música e está presente em nossas vidas diariamente, tem uma data especial de celebração. Comemorada anualmente em 11 de agosto, o Dia do Garçom visa homenagear a arte do atendimento ao público. 
Para marcar esta data, a reportagem do Jornal Bom Dia conversou com o presidente do Sindicato dos Empregados em Hotéis, Motéis, Boate, Bares, Restaurantes, Lancherias e Similares do Alto Uruguai (Sindthores), Augusto De Borba. 
Segundo ele, a profissão de garçom é bem antiga e conhecida há muitos anos. "Aqueles que exercem realmente gostam, porque é muito mais que atender os pedidos de um cliente, é, geralmente, ouvir desabafos, dar conselhos e tentar amenizar situações. No entanto, esses relatos sempre são guardados pelo garçom, por menores que sejam as queixas, ele leva aquilo para si. Portanto, ele é um ator, que precisa estar sempre preparado e proporcionar um ótimo atendimento", pontuou. 
Borba ressalta que esses profissionais se encantam com a rotina do garçom e conhece alguns que trabalham há 40 anos no ramo. "Claro que tem momentos difíceis, por exemplo, a maneira como os clientes abordam às vezes não é legal: com o estrelar dos dedos ou assovios", relatou. Neste cenário, o presidente enfatiza que é importante evitar essas ações, "as vezes as pessoas fazem sem querer, sem notar, mas tem que cuidar muito para não agir assim", acrescentou.  
Para ele, a data recupera a importância dessa profissão, mas que o ideal é os garçons seguirem se aperfeiçoando. "Oriento que eles aproveitem todas as oportunidades para se atualizar, pois é uma área com muitos seguimentos: infantil, adulto, churrascaria, barzinho, entre outras. Por mais que eles trabalhem muito bem, conhecem a rotina e na prática são essenciais, sempre é bom saber mais". 
Para finalizar a entrevista, Borba homenageou os profissionais. "A mensagem que deixo aos garçons e às garçonetes, é, sobretudo, de parabéns. Eles merecem todas as homenagens possíveis. Aproveito, ainda, para parabenizar os pais, já que também estamos comemorando o dia deles. Sou pai e sei das alegrias que os filhos nos trazem, então para todos os pais e, principalmente, os garçons que são pais, meus parabéns", concluiu. 

 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas