0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Segurança

Região deverá contar com pelo menos cinco policiais militares em cada município

DSC031441.jpg
Por Alan Dias
Foto Alan Dias

Na tarde do próximo dia 30, às 16h, o Parque da ACCIE será palco de formatura dos 29 novos policiais militares que estão concluindo o Curso Básico de Formação, em Erechim. De acordo com o governo estadual, nenhum município ficará com menos de cinco policiais militares

O Curso Básico de Formação Policial Militar, instituído como atividade de formação para ingresso na carreira de nível médio da Brigada Militar, cumpre um planejamento de 1.680 horas-aula, divididos em dois módulos, tendo seu início em 12 de novembro de 2018 e fim em 26 de julho de 2019, habilitando policiais militares em todo o Estado, que receberão o título de formandos no Curso Superior de Tecnologia em Aplicação de Polícia Militar.

No Polo de Treinamento em Erechim, os alunos soldados receberam instruções específicas da atividade e realizaram estágio operacional supervisionado, auxiliando no policiamento ostensivo e apoiando em eventos. Desta forma, segundo o comando do 13º BPM, “os novos soldados estarão aptos a integrar as diversas unidades da corporação, de forma qualificada e conscientes da responsabilidade em prestar um serviço cada vez melhor à sociedade gaúcha”.

O paraninfo dos formandos é o governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Figueiredo Cavalheiro Leite, e o homenageado será o empresário erechinense, Juarez José Cercena.

No restante do Rio Grande do Sul, as formaturas acontecem em datas distintas. Na sexta-feira (26), a solenidade foi em Porto Alegre, com a formatura de 514 dos alunos-soldados, no ginásio Gigantinho. As demais formaturas irão ocorrer em outras 22 cidades do Estado até o dia 10 de agosto.

 

Reforço para os municípios

Conforme informações da Secretaria de Segurança Pública, a distribuição dos quase dois mil novos policiais militares que irão reforçar a Brigada Militar (BM) esse ano vai garantir um efetivo mínimo padrão nos 497 municípios do Estado, além do policiamento 24 horas em todas as estradas estaduais cobertas pelo Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM).

A estratégia de distribuição coloca em prática as premissas de inteligência e investimento qualificado do programa RS Seguro, com adoção de critérios objetivos que priorizam os municípios menos guarnecidos, além das unidades e serviços com maior impacto regionalizado, para otimizar o aproveitamento do reforço.

O critério número um para lotação dos ingressantes da BM foi a garantia de que nenhuma cidade do estado terá menos do que cinco policiais militares. Atualmente, o

Estado tem 18 municípios com apenas dois policiais militares, 67 com efetivo de três brigadianos, e 68 com quatro servidores. Dessa forma, a distribuição irá contemplar 153 municípios com 256 novos PMs, aumentando o policiamento nas cidades menores.

Para os 40 postos do CRBM, a previsão é de que cada um tenha, no mínimo, 13 patrulheiros.

Publicidade

Blog dos Colunistas