0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Erechim

Hotel de Erechim integra o Planet 21

Em cada quarto, o hóspede encontra uma cartilha referente a troca da roupa de cama e as toalhas

A rede de hotel Íbis faz parte do programa de desenvolvimento sustentável Planet 21
Por Kaliandra Alves Dias
Foto Kaliandra Alves Dias

Preservar o meio ambiente e colocar em prática ações que possibilitam o desenvolvimento sustentável é um dos compromissos do hotel Íbis em Erechim. Há um ano na Capital da Amizade, a rede de hotéis utiliza um sistema de captação da água da chuva.

De acordo com a gerente, Carla Riesgo, são 20 caixas d’água, com capacidade de dois mil litros, totalizando 40 mil litros de água que são utilizados na descarga dos vasos sanitários. “O hotel faz parte do Planet 21, que tem o compromisso de auxiliar o meio ambiente através de 21 ações”.

Carla também destaca que toda a equipe se envolve em conscientizar os clientes sobre as ações que são realizadas. Em cada quarto, o hóspede encontra uma cartilha referente a troca da roupa de cama e as toalhas. “Se o hóspede quiser que a troca seja realizada, ele deve colocar o cartão em cima do travesseiro. O mesmo acontece com as toalhas”.

Trabalhando no hotel desde a sua inauguração, a camareira Jaine Andressa Borges, ressalta a importância da reutilização da água. “Nem todo mundo tem essa consciência. Assim evitamos gastos e utilizamos o que a natureza nos dá, que é a água. É um exemplo para muitas pessoas, e fico orgulhosa de trabalhar em uma empresa que valoriza essa ação”.

A adaptação dos hóspedes com as ações realizadas no hotel também chamou a atenção de Jaine. “Eles se adaptaram com o Planet e eles têm a consciência. Quando paramos para explicar eles ficam surpresos e prestam a atenção. Na troca de toalhas sempre utilizam uma e colocam para secar. Fico feliz em passar o que sei para eles”.

 

Planet 21: o que é?

A rede de hotel Íbis faz parte do programa de desenvolvimento sustentável Planet 21 que tem como principal objetivo trazer um plano de ações relacionadas ao meio ambiente. O programa iniciou com a Accor – uma das maiores redes de hotelaria mundial, tem como referência a “Agenda 21”, um plano de ação que foi assinado na Rio 92.

Principais objetivos e temas tratados na Agenda 21

- Combate à pobreza.

- Cooperação entre as nações para chegar ao desenvolvimento sustentável.

- Sustentabilidade e crescimento demográfico.

- Proteção da atmosfera.

- Planejamento e ordenação no uso dos recursos da terra

- Combate ao desmatamento das matas e florestas no mundo.

- Combate à desertificação e seca.

- Preservação dos diversos ecossistemas do planeta com atenção especial aos ecossistemas frágeis.

- Desenvolvimento rural com sustentabilidade.

- Preservação dos recursos hídricos, principalmente das fontes de água doce do planeta.

- Conservação da biodiversidade no planeta.

- Tratamento e destinação responsável dos diversos tipos de resíduos (sólidos, orgânicos, hospitalares, tóxicos, radioativos).

- Fortalecimento das ONGs na busca do desenvolvimento sustentável.

 - Educação como forma de conscientização para as questões de proteção ao meio ambiente.

Publicidade

Blog dos Colunistas