0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Segurança

Sindicato pede que policiais civis devolvam coletes balísticos vencidos

Chefia de Polícia informou que substituição dos coletes começa este mês.jpg
Por Redação
Foto UGEIRM

O Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores de Polícia (UGEIRM) divulgou nota convocando os agentes para que realizem a devolução dos coletes balísticos vencidos e que ainda estariam sendo utilizados pelos policiais. Conforme o sindicato, o problema é antigo.

Diz a nota que, em novembro de 2007, a UGEIRM já questionava esse problema, tendo, inclusive, entregue uma representação ao Procurador-geral de Justiça à época, Mauro Renner, pedindo a apuração de responsabilidade pela falta de coletes na instituição. Na época, contavam-se apenas 582 coletes em condições de uso. Hoje, novamente, a Polícia Civil convive com esse problema, que coloca a vida dos policiais em risco.

“Diante dessa realidade, a UGEIRM promove amanhã (19), às 15 horas, uma entrega coletiva dos coletes da Polícia Civil que se encontram vencidos. A orientação é para que nessa data seja realizado um dia de entrega dos coletes vencidos. A devolução deverá ser efetuada nas delegacias, junto com um requerimento (que pode ser baixado no site da entidade) de reposição imediata do equipamento”, segue a nota.

De acordo com o decreto 34354/92, o colete à prova de balas é instrumento de trabalho a ser fornecido “pelo Estado aos servidores da Polícia Civil” (art. 1º, inciso VI). A participação em operações policiais com a utilização de coletes vencidos, é uma irresponsabilidade que pode custar a vida de um (a) policial. O presidente da UGEIRM, Isaac Ortiz, lembra que “a utilização de coletes sem condições de uso, pode fazer a diferença entre a vida e a morte. O fornecimento de coletes dentro do prazo de validade é obrigação do governo, por isso, a UGEIRM está ajuizando uma ação para exigir do poder público a imediata reposição desses coletes”.

Em consulta feita pela UGEIRM, a Chefia de Polícia informou o seguinte cronograma de substituição dos coletes vencidos: 333 unidades em julho; 789 unidades em agosto; e 3.227 unidades em outubro (processo aberto em março de 2019 com recente liberação de recursos).

A Chefia de Polícia também informou que “embora as duas primeiras entregas não comportem quantidades suficientes à demanda de coletes das Delegacias de Polícia Regionais e/ou Departamentos, é urgente contatar o Depósito da DAME/DAP, pelo telefone 51 3288-2197, para agendar a retirada dos quantitativos que já estão disponíveis. Concomitantemente, foram iniciadas tratativas pleiteando a prorrogação do prazo de validade dos equipamentos vencidos”.

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas