0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Geral

Eclipse lunar parcial encanta erechinenses

IMG_07511.jpg
IMG_07391.jpg
IMG_0792.JPG
Por Alan Dias
Foto Alan Dias

O eclipse lunar parcial que ocorreu nesta terça-feira (16) foi um espetáculo à parte no céu de Erechim e encantou a população. Nas redes sociais as pessoas demonstraram toda sua admiração postando fotos e comentando sobre a beleza do fenômeno.

O eclipse iniciou oficialmente às 15h40min (horário de Brasília), mas a fase umbra (quando a sombra da Terra começa a ser notada na Lua) só começou acontecer a partir das 17h01min. Em Erechim o fenômeno só pode ser observado quando parte da sombra do planeta já cobria o satélite natural, devido ao nascer da lua, pouco depois das 17h30min. Mas o atraso natural não conseguiu decepcionar quem assistiu ao espetáculo astronômico.

Como o sol estava se pondo do outro lado da cidade, a lua inicialmente surgiu em tons de laranja e amarelo, e conforme se elevava no céu enquanto o astro-rei se escondia, começava ganhar tons esbranquiçados ao mesmo tempo em que a sombra do planeta cobria parte do seu brilho.

O eclipse alcançou sua fase máxima Às 18h30min, quando 65% da Lua ficou encoberta pela sombra da Terra. Após, o fenômeno se encaminhou para o final e às 19h59min a Lua saiu totalmente da sombra do planeta. Este foi o último eclipse lunar de 2019.

Além do eclipse lunar parcial, os planetas Júpiter e Saturno também estarão visíveis durante toda a noite.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas