0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Erechim

Educação Infantil com novos critérios para vagas

Educação infantil
Por Assessoria de Imprensa
Foto Divulgação

A Prefeitura de Erechim busca tornar cada vez mais eficiente o sistema de inscrições para vagas da Educação Infantil e atender o aumento significativo da demanda que se apresenta a cada edição da distribuição do benefício. Atualmente são 4.243 alunos matriculados e somente em setembro e outubro de 2018 se inscreveram a vagas mais de 1.300. Motivo pelo qual a Secretaria Municipal de Educação (Smed) antecipa para o próximo dia 15 o período de buscas por vagas para 2020.

Nesta seleção a Smed disponibilizou 10 dias para cada nível (lista abaixo) fazer a inscrição. Desta forma, dividindo em diferentes períodos, os interessados terão atendimento mais direcionado e ágil. “Vimos em outros anos filas se formarem sem necessidade. Estes dias são destinados a inscrever os alunos, então basta vir no horário de funcionamento que estaremos aqui para preencher o cadastro dos que chegarem”, explica a Secretária Vanir Clara Bombardelli.

Outra providência tomada para beneficiar o atendimento foi limitar a distribuição de senhas em 50 pela manhã e 50 à tarde, o que vai permitir a todos serem atendidos de maneira personalizada. As inscrições serão feitas na Central de Vagas da Smed (Av. Farrapos, 603), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h. às 17h.

Uma novidade importante para contemplar com equidade os candidatos é a adoção de critérios de prioridade e de permanência da criança na escola, legitimados via Decreto nº 4781 de 9 de julho de 2019. Cada item analisado tem um peso na pontuação final que garante vaga a quem tiver maior soma de pontos. Isso reforça o alerta da Smed de que não há necessidade dos interessados enfrentarem filas, pois a colocação independente da ordem de atendimento.

Sobre essa conquista a Secretária de Educação afirma: “ao longo do tempo observamos com cuidado a situação toda da distribuição de vagas e sabemos que o justo é dar espaço nas nossas escolas a quem realmente precisa. A prioridade são essas pessoas que têm fatores importantes no seu contexto familiar”. E Vanir Clara ainda enfatiza o papel do Município no cenário educacional quando diz que “com crianças orientadas e acompanhadas com a qualidade que oferecemos também evitamos problemas sociais futuros, pois é com educação que se faz a verdadeira inclusão”.

 

Cronograma de inscrições:

15 a 26 de julho – Berçário I – de 0 a 11 meses

5 a 16 de agosto – Berçário II – de 1 ano a 1 ano e 11 meses

26 de agosto a 6 de setembro – Maternal I – de 2 anos a 2 anos e 11 meses

16 a 27 de setembro – Maternal II – 3 anos a 3 anos e 11 meses

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas