12°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Erechim

Moradores do Loteamento Dona Sandra se mobilizam por melhorias

Secretaria de Obras de Erechim, explica as dificuldades de algumas obras no local

teste
Grupo de moradores na estrada que dá acesso ao loteamento protestam por rua, falta dos correios e il
Secretário de Obras, Vinícius Anziliero: “sempre recomendamos para as pessoas irem até o local do te
Por Rodrigo Finardi
Foto Rodrigo Finardi

Moradores do Loteamento Dona Sandra no último sábado de manhã (6) se reuniram no acesso ao local para pedir providências ao Executivo erechinense. As reclamações giram em torno de cinco situações: o acesso ao loteamento (menos de 500 metros) não tem iluminação; transporte escolar público não vai até o loteamento, apenas alguns particulares; correios também não distribuem correspondência; as condições de trafegabilidade no local não são boas com muitos buracos e por último, não tem linha de ônibus urbano que levam até o local.

300 moradores

São 100 famílias que moram no local, que dá em torno de 300 pessoas. Uma mulher que mora no local e volta do trabalho à noite comenta da insegurança: “paro com o ônibus a uns 500 metros, preciso ir a pé 400 metros sem iluminação. Temo pela minha segurança e que algo possa acontecer. Comigo ou com outras pessoas”. Outro morador revela que já estragou a suspensão do carro. E ainda a questão do barro em dia de chuva e muito pó em dias secos.

Prefeito sabe dos problemas

Segundo a comitiva de moradores já falaram com o prefeito sobre o problema e que ele disse que iria resolver o problema no local, mas até o momento as ações foram muito sutis e sem resolver os problemas.

Trafegabilidade e iluminação pública

O secretário de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, Vinícius Anziliero repassa que foram feitos os bueiros e a passagem de água: “E foi fresado até o bairro (melhoria na rua que dá acesso”. Sobre iluminação pública, Anziliero comenta que “são necessários postes e a rede de baixa tensão. Isso a RGE só faz com a delimitação da rua e a colocação dos meio fios”.

Inclinação impende transporte coletivo

Com relação ao transporte coletivo, fiz que a empresa que faz o serviço foi até lá e ônibus não consegue fazer a volta: “não tem condições, a inclinação da rua é muito grande”. Inclusive tem processos andando no Ministério Público para averiguar as condições.

O grande problema: desapropriação de lotes

Vinícius salienta que “em parceria com o loteador solicitamos algumas melhorias no loteamento e ele acabou fazendo mais que previa no projeto aprovado. E o grande problema é que para abertura de rua tem que ocorrer desapropriação de lotes. Ou conforme os proprietários vão loteando vão realizando as melhorias”.  O secretário frisa que “sempre recomendamos para as pessoas irem até o local do terreno ou casa que estão comprando e não comprarem apenas vendo fotos”.

A responsabilidade do município

Questionei-lhe qual a responsabilidade da prefeitura em tudo isso: “Dentro das possibilidades que temos, buscamos as melhorias das condições de acesso, infelizmente não podemos mudar a declividade do loteamento para viabilizar mais serviços. Na estrada de acesso que até pouco tempo era uma estrada rural, realizamos melhorias. Um exemplo é a Dr. João Caruso, que também não tem iluminação. Fizemos a melhoria do acesso, colocamos brita no acostamento e agora estamos providenciando a rede de baixa tensão para colocação da iluminação pública que dá acesso a vários bairros”, finaliza o secretário.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas