0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Erechim

Educação infantil: vagas para todos os inscritos

Período de matrículas encerra na segunda-feira (24)

Secretaria de Educação ressalta que a lista de inscritos está zerada
Por Amanda Mendes
Foto Amanda Mendes

A procura de vagas na educação infantil chegou ao fim para as famílias que se inscreveram em 2018. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação de Erechim, o número de vagas disponíveis em creches supera a lista de inscritos. Contudo, o desafio agora é com as famílias, que devem procurar a Central de Vagas para realizar a matrícula. 
Conforme a secretária Vanir Bombardelli, essas vagas foram obtidas por meio de novos credenciamentos junto às escolas particulares e as Associações Sem Fins Lucrativos (OSC), bem como, com a otimização de espaços. "Vale destacar que nenhuma escola teve prejuízo no que se refere aos ambientes de aprendizagem, nada foi retirado em termos de projeto ou de benefício. Neste sentido, há comentários de que tiramos a sala do sono ou de informática, só que isso é equivocado. As escolas que perderam esse espaço atendem uma faixa etária que não tem mais a hora do soninho e são em turno parcial. Do mesmo modo, as instituições que perderam as salas de informáticas, os estudantes estão frequentando o Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM)", destacou em entrevista ao Jornal Bom Dia. 
A coordenadora da divisão de educação infantil da Secretaria, Aliana Endler Bonavigo, ressalta ainda, que esses espaços estavam ociosos e estão sendo reformados para se adaptarem às necessidades de aprendizagem das crianças. "Eles não perderam as aulas, só estão vivenciando outras experiências, em ambientes e com pessoas diferentes". 
Para a secretária essa iniciativa também contribui na trajetória escolar. "Tem um lado bom: eles saem da sua escola e vão até um lugar específico para a informática, ou seja, é uma questão de mudança de espaço físico, adaptação a novos espaços e pessoas, aprendendo diversas formas de interação. Além de tudo, isso promove a integração entre as escolas, porque acontece de os estudantes também participarem de aulas em outras instituições", reforçou Vanir. 
 
Período de matrículas encerra segunda-feira (24)
Aqueles que se inscreveram em 2018 têm até a próxima segunda-feira (24) para confirmar suas matrículas. No entanto, o contato com as famílias está sendo complicado e a alternativa está sendo a "Busca Ativa". 
Conforme a responsável pela Central de Vagas, Dorotilde Ronsoni, a Secretaria está procurando esses responsáveis por telefone. "Mas ainda assim, houve algumas famílias que não conseguimos contato, porque às vezes as pessoas mudam de número e não vão até a Secretaria atualizar. Com isso, tivemos que optar pela 'Busca Ativa', que significa estabelecer contatos com as Unidades Básicas de Saúdes (UBS), Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), para localizar as crianças", pontuou à reportagem. 
A secretária de Educação reforça que "é que essas vagas são destinadas para quem se inscreveu, pois se formos contabilizar o número de pessoas que estão aguardando para se inscrever e iniciar a educação infantil no ano letivo de 2020, qual critério iríamos usar para atender essas famílias? Nós seriamos injustos, então é preciso estar inscrito. Para o ano que vem, o período será adiantado para julho de 2019, para que as famílias possam se organizar", concluiu Vanir. 

 

Publicidade

Blog dos Colunistas