12°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Ensino

Uergs oferece curso gratuito de preparação universitária

No total são 60 vagas destinadas aos concluintes do ensino médio de escolas estaduais

teste
A formação será dividida em aulas presenciais e tópicos no sistema de educação a distância
Por Amanda Mendes
Foto Amanda Mendes/ArquivoBD

Um espaço de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), apoio e, sobretudo, solidariedade. Com essa proposta Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) - campus Erechim, está promovendo o curso de extensão: 'Tops do Enem'. 
As inscrições prosseguem até o dia 7 de junho e a formação é direcionada aos estudantes do terceiro ano do ensino médio de escolas estaduais da região de abrangência da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). 
De acordo com a coordenadora do curso e professora da Uergs, Ana Carolina da Silva, a ideia de viabilizar uma preparação gratuita já percorria sua trajetória docente há muitos anos. "Pude observar muitas experiências de cursinhos populares em Porto Alegre, contudo, as estruturas da capital gaúcha nunca me permitiram participar ativamente desses movimentos. Já morando em Erechim, eu fiz uma sugestão aos outros colegas da Uergs e todos gostaram muito da ideia", pontuou em entrevista ao Jornal Bom Dia. 
Ana Carolina frisou que o projeto não é original, mas que a estrutura docente permitia proporcionar esse curso, considerando que reúne professores de diversas áreas. Neste sentido, o projeto foi se alinhando em parceria com a 15ª CRE, que está auxiliando na divulgação das inscrições. 
Em nível institucional, o projeto foi apresentado à Pró-Reitoria de Extensão da Uergs. "Aprovamos o curso e, regulamentado, conseguimos uma bolsista", destacou Ana Carolina. 
A formação será dividida em aulas presenciais e tópicos no sistema de educação a distância, por meio de vídeos em formato de mesa redonda, contemplando a área das ciências humanas, Matemática, Química e Redação. No total são 60 vagas destinadas aos concluintes do ensino médio de escolas estaduais. As inscrições estão sendo realizadas em formulário eletrônico que está disponível na página do curso no Facebook.
Para Ana Carolina, o formato do curso ultrapassa o reforço de conteúdos e oportunizará um espaço de acolhimento para que os estudantes possam se preparar para o Enem. "A solidariedade que fundamentará nossa relação vai transcender o objetivo de ser um reforço na questão das disciplinas. Nós iremos acolhê-los, porque esta fase envolve muita ansiedade por parte dos alunos, com questionamentos de como será o ensino superior e nós queremos mostrar que as universidades também estão esperando por eles e, principalmente, entendemos que o Enem é um processo que precisa de apoio", concluiu. 
O curso deverá abordar os assuntos considerados mais difíceis da prova e, por isso, foi denominado "Tops do Enem". Neste primeiro momento está sendo viabilizado como um projeto piloto e nas próximas edições o número de vagas deverá ser estendido, para contemplar pessoas que estão há muito tempo afastadas dos espaços formais de educação. 

 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas