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Ensino

Trabalho de Professor da URI é premiado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil

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Por Assessoria de Imprensa
Foto Divulgação

A Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), instituição mais importante na área da literatura para crianças e jovens do país, revelou na sexta-feira, 24, que o livro “Literatura de Recepção Infantil e Juvenil: modos de emancipar”, que tem como um dos organizadores o professor Fabiano Tadeu Grazioli, do Departamento de Ciências Humanas da URI, vai receber o prêmio de Melhor Obra Teórica 2019.

Produzido em 2018, em conjunto com o professor e escritor Rosemar Eurico Coenga, docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino do Instituto Federal do Mato Grosso, o livro já havia recebido o Selo Altamente Recomendável – Categoria Teórica, da mesma instituição, no início de maio deste ano.

O professor Fabiano, ao receber a notícia, afirmou: “Estamos extasiados tendo em vista principalmente que os concorrentes, professores pesquisadores de grandes universidades brasileiras, com suas obras publicadas por grandes editoras, possuem circulação nacional e internacional sendo que todas as obras já haviam recebido o Selo. Nossa obra foi publicada pela Habilis Press, editora erechinense, que abraçou a proposta e acreditou no potencial de nossa escrita”, revelou.

O livro é um conjunto de 15 capítulos, todos eles produzidos a partir do tema/título. A proposta foi desenvolvida por um grupo de autores convidados (professores e pesquisadores) da área da literatura infantil e juvenil, dentro da proposta de que a literatura tem uma contribuição insubstituível a dar ao ser humano, que é a de emancipá-lo, torná-lo capaz de articular pensamentos e atitudes em prol das mudanças necessárias na vida diária e na sociedade em que ele vive. “No campo de estudos da Estética da Recepção, de onde pegamos emprestada a expressão “emancipar” do título, significa um processo decorrente do encontro do horizonte de produção da obra literária, ou seja, o do autor, com o horizonte de expectativas do leitor. Desse processo, o segundo sai transformado, pois a tendência é que seu conhecimento sobre a vida e sobre o mundo seja ampliado pela obra. No livro em questão, os capítulos, de alguma maneira – direta ou indiretamente – tratam dessa possibilidade/necessidade de a obra literária fazer valer o seu potencial de emancipar o leitor, pelo processo que descrevemos, no qual acreditamos e pelo qual temos investido mais de vinte anos de docência”, explicou o professor Fabiano.

Os autores, além dos professores Fabiano e Rosemar, que produziram um capítulo, são de diversas regiões e instituições do país. A obra, que foi desenvolvida em seis meses até estar disponível no mercado, explica o professor Fabiano, “mostra que a qualidade da escrita dos participantes, o alinhamento dos capítulos com o tema central, a capa de Márcia Cardeal, que é uma simbologia que se relaciona com a temática da obra... esses elementos, entre outros, somados, fizeram com que os votantes da FNLIJ escolhessem o nosso livro”.

A participação dos professores Fabiano e Rosemar está presente no 13º capítulo, onde Rosemar é autor e Fabiano co-autor numa pesquisa sobre o letramento, que leva como título “Pesquisas qualitativas e estudos sobre letramento: o estado da arte”.

Para o professor Fabiano, o prêmio “significa uma sinalização de que o investimento intelectual na área acadêmica que venho fazendo desde a Graduação em Letras na URI até chegar à conclusão do Doutorado em Letras na UPF foi uma boa escolha. Mas a obra é uma pequena parte do que venho produzindo, embora não tenha horas de pesquisa nas instituições em que atuo, publico regularmente em periódicos científicos, obras teóricas organizadas por colegas e a participação em congressos”.

A premiação oficial deverá ocorrer no segundo semestre deste ano em solenidade a ser realizada pela Fundação Nacional no Rio de Janeiro.  

Além dessa obra, os professores Fabiano e Rosemar já organizaram outros livros: Leitura e literatura infantil e juvenil: limiares entre a teoria e a prática (Paco Editorial, 2018); Literatura infantojuvenil e leitura: novas dimensões e configurações (Habilis Press Editora, 2014) e Literatura infantojuvenil e leitura: questões, reflexões e experiências (Habilis Press Editora, 2013).

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