0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Geral

Homenagem a Tiradentes antecipada, mas com a mesma emoção de sempre

Ponto alto foi o II Concurso de Redação com o tema “o que você espera de Erechim daqui vinte anos”

Momento do hasteamento das bandeiras de Erechim, do RS e do Brasil
II Concurso de Redação premiou nove alunos da rede de ensino pública e privada
Banda de Música da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jaguaretê se apresentou durante o evento
Autoridades no monumento de Tiradentes com uma bandeira de flores carregada por escoteiros
Por Rodrigo Finardi
Foto Rodrigo Finardi

A Liga de Defesa Nacional – Núcleo de Erechim, realizou na manhã desta sexta-feira (18) a tradicional homenagem a Tiradentes na Praça Boleslau Skorupski. A data foi antecipada em função da Páscoa, que neste ano será comemorada em 21 de abril, próximo domingo, data do feriado nacional.

O dia com céu de brigadeiro, colaborou para um grande evento. O início do evento teve o hasteamento e os pavilhões e a execução do Hino Nacional Brasileiro. A bandeira do RS, foi hasteada pelo Tenente Coronel Carlos Augusto da Cruz Soares, comandante do 13º BPM. O presidente da Câmara de Vereadores de Erechim, Alderi Oldra foi o responsável por hastear a bandeira do município de Erechim. E o prefeito Luiz Francisco Schmidt, coube a bandeira do Brasil

Um dos grandes momentos foi a premiação do II Concurso de Redação, alusivo ao centenário de Erechim, com a participação das escolas públicas (estaduais e municipais) e privadas com apoio da Coordenadoria Regional de Educação e secretaria municipal de Educação.

 

Os premiados nas redações

O tema deste ano do concurso foi sobre “o que você espera de Erechim daqui a vinte anos”, que teve o objetivo de estimular a criatividade, a pesquisa e a escrita original das crianças e adolescentes e principalmente o orgulho de ser erechinense. A premiação foi dividida em três categorias

Primeira categoria (4º e 5º anos)

1º lugar: Pietra Bianchi Balen – Escola Municipal de Ensino Fundamental Jaguaretê

2º Lugar: Kauê Rodrigues Caldeira – Escola Estadual de Ensino Fundamental Carlos Leopoldo Reichmann

3º Lugar: Altemir Paulo de Araújo – Escola Municipal de Ensino Fundamental Othelo Rosa.

Segunda categoria (6º e 7º anos)

1º Lugar: Daiane Caroline Alves da Rocha – Escola Municipal de Ensino Fundamental Cristo Rei

2º Lugar: Jéssica Sabrina da Silva – Escola Municipal de Ensino Fundamental Caras Pintadas

3º Lugar: Maria Rita Z. Wasmuth – Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Badalotti

Terceira categoria (8º e 9º anos)

1º Lugar: Ana Júlia Wesikovski Artigas – Escola Municipal de Ensino Fundamental Paiol Grande

2º Lugar: Bruna Ingracia Gardino – Escola Municipal de Ensino Fundamental Cristo Rei

  3º Lugar: Bianca Vitória Mariano Alves – Escola Municipal de Ensino Fundamental Jaguaretê

 

Homenagem e a apresentação

Na sequência do evento, foram homenageadas as professoras que colaboraram e auxiliaram na correção das redações: Jocelei Fátima Portes De Lazzari, Márcia Brandão Roman, Márcia Teresinha Lando Borges e Fausta Salete Vachileski Kolba.

No decorrer da homenagem, a Banda de Música da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jaguaretê se apresentou com seus 53 componentes. O projeto da banda escolar iniciou em 2009, dentro da proposta de ampliação do tempo de permanência dos estudantes na escola, no contra turno, uma vez por semana.

Desde o ano de 2014, é realizado ato simbólico de reconhecimento ao Patrono das Polícias Militar e Civil, através da colocação da Medalha Tiradentes junto ao busto de Joaquim José da Silva Xavier. E neste ano de 2019, o presidente da Liga de Defesa Nacional, Claudio Madalozzo, acompanhou Ademir da Rosa que representou os Reservistas de Erechim para colocar a medalha junto ao busto.

Ainda no monumento de Tiradentes dois escoteiros (Grupo Acauã e Tupinambás) colocaram uma bandeira com flores, acompanhando por autoridades.

 

Os pronunciamentos

Em seu pronunciamento, o presidente da Liga de Defesa Nacional – Núcleo de Erechim, Claudio Madalozzo agradeceu a todos os parceiros do evento e relembrou um pouco a história de Tiradentes, o patrono cívico da nação brasileira para homenagear cada policial, civil, rodoviário e federal: “essas pessoas se doam de corpo e alma, enfrentando os mais diversos dissabores por todos nós. Não medem esforços, não se abalam com as dificuldades que enfrentam, com falta de material, com falta de contingente e por muitas vezes a falta de apoio da população. Por vezes, nós acabamos por não reconhecer o papel mais arriscado que estes policiais assumem”. O presidente encerrou seu discurso, usando uma frase de Tiradentes: “se todos quisermos, poderemos fazer deste país uma grande nação. Vamos fazê-la”.

O presidente da Câmara de Vereadores de Erechim, Alderi Oldra, também se pronunciou e fez menção pelo excelente projeto que é o concurso de redação, que já está consolidada e colocou o Legislativo à disposição.

O prefeito Luiz Francisco Schmidt, lembrou da luta de Tiradentes através da expressão ‘quinto dos infernos”, criada em alusão aos impostos pagos para a coroa portuguesa de 20%, que representava 1/5.

 

A guarda da honraria até 2020

Após os pronunciamentos foi retirada a honraria do busto de Tiradentes pelo Tenente Coronel, comandante do 13 BPM Carlos Augusto da Cruz Soares. Até o próximo ano, a guarda da medalha de Tiradentes fica a cargo da Brigada Militar, quando será realizada no dia 21 de abril de 2020, a troca de guarda. A homenagem a Tiradentes encerrou com a execução do Hino Rio-Grandense.

 

 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas