0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Ensino

Instituições intensificam preparativos para recepcionar estudantes

Início das aulas no município será a partir das próximas semanas

As próximas semanas marcam o fim do período das férias
Por Amanda Mendes
Foto ArquivoBD

O mês de fevereiro é permeado pela ansiedade da volta às aulas. Seja pelos reencontros ou pela curiosidade de conhecer a sala que passarão este ano, os professores, as disciplinas e os colegas. As próximas semanas marcam o fim do período das férias e, com isso, as redes de ensino já intensificam os preparativos para recepcionar os estudantes e iniciar o ano letivo. 
O ponto de partida no calendário escolar será dado pelo Colégio Franciscano São José, que a partir da próxima segunda-feira (11), já começa as aulas para os alunos do 2º ano do ensino fundamental ao ensino médio. Já na terça-feira, é a vez dos estudantes do 1º ano do ensino fundamental voltar à escola e na quarta, a instituição recebe as crianças da educação infantil. 
O início das aulas na rede de ensino particular será completado com a Escola Básica da URI e o Colégio Marista Medianeira, na segunda-feira (18). Na URI, até o dia 22 o calendário será preenchido por atividades de adaptação dos estudantes. No Marista, o ano letivo começa em dias distintos, conforme a etapa de ensino: 
18/02 - 2º ano do ensino fundamental ao ensino médio; 19/02 - séries iniciais do ensino fundamental; 
25/02 - educação infantil e estudantes do turno integral, na instituição nos primeiros dias serão realizadas diversas ações recreativas para recepcionar os alunos. 
Ensino público
Nas escolas públicas (municipal e estadual), os professores serão os primeiros a retornar para o cotidiano escolar. Os educadores participarão de formações a partir do dia 18. Na rede estadual as discussões devem focar no novo referencial curricular gaúcho e nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 
As aulas no município começam no dia 25 e nas escolas estaduais no dia 20. No entanto, conforme parecer da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), algumas escolas devem seguir o calendário da rede municipal. 

Ensino superior
As primeiras aulas nas universidades de Erechim serão dedicadas para receber os discentes ingressantes. Com isso, os campi estão planejando atividades culturais de recepção e integração na comunidade acadêmica, principalmente às turmas de primeiro semestre. 

 

IFRS

12/02: Engenharia de Alimentos, Tecnologia em Marketing e Tecnologia em Design de Moda;

15/02: Técnicos subsequentes em Alimentos, Finanças, Logística, Mecânica e Modelagem do Vestuário e Engenharia Mecânica;

18/02: Técnicos concomitantes em Informática e Produção de Moda.

Uergs

11/03

UFFS

25/02

URI

20/02

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas