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Ensino

URI anuncia curso de doutorado em Educação

O Programa de Pós-Graduação será ofertado em Frederico Westphalen, visando pesquisas sobre a educação básica

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Coordenadora do curso, professora Dra. Luci Mary Duso
Por Amanda Mendes
Foto Divulgação

Nesta semana, a Universidade Regional Integrada (URI) conquistou a aprovação do primeiro curso de doutorado em Educação. A confirmação foi feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o curso será ministrado no campus de Frederico Westphalen. 
Para o reitor da instituição, Arnaldo Nogaro, "o doutorado representa um novo desafio e um acerto do planejamento realizado, ao mesmo tempo em que coloca a pós-graduação stricto sensu da área das licenciaturas em um novo patamar, especialmente por ser um dos segmentos pioneiros na universidade. Também exige consolidação da pesquisa e permanência de um grupo de professores que respondam por produção e orientação reconhecida e sejam referência na área", argumenta Nogaro. 
Conforme a professora doutora Luci Mary Duso, que será coordenadora do doutorado, o Programa de Pós-Graduação em Educação contará com três linhas de pesquisa: Formação de Professores, Saberes e Práticas Educativas; Políticas Públicas e Gestão da Educação, e Processos Educativos, Linguagens e Tecnologias. Ela concedeu entrevista ao Jornal Bom Dia na tarde de sexta-feira (7). 
Foco em pesquisas sobre o ensino básico
Para Luci, as linhas de pesquisas em Educação possibilitam um debate interdisciplinar e com uma forte relação com o ensino básico. 
"Suas três linhas de pesquisa contemplam uma diversidade de possibilidades investigativas em diferentes níveis, que permitem olhar a realidade educacional e seus aspectos constitutivos, contribuindo para o seu desenvolvimento. O programa tem uma forte relação com a educação básica estabelecendo parcerias investigativas que funcionam de forma a interligar saberes. Ainda como um programa de Educação, é por natureza interdisciplinar, pois suas produções interligam diferentes áreas do conhecimento, tendo espaço para formação e aperfeiçoamento para todas as profissões", enfatizou a professora.

Cenário de transformações na educação
Luci argumentou também que a Educação passa por um cenário de constantes transformações, com isso, os profissionais devem buscar atualizações com relação às novas demandas do campo.  
"Nesse cenário educacional em que vivemos, de rápidas mudanças, os profissionais da Educação precisam estar sempre conectados com o momento atual e buscando sinergia com as discussões que permeiam as relações do cotidiano escolar. Nesse ponto, a formação continuada em nível de stricto sensu (mestrado e doutorado) pode contribuir para alimentar a investigação da realidade educacional e propor alternativas viáveis em seu entorno", pontuou Luci.
Luci comentou ainda, as expectativas da instituição com a aprovação do programa. A professora abordou também quais as contribuições que o curso pode alcançar em um cenário de transformações estruturais e curriculares na educação básica. 
"O cenário educacional atual está marcado por uma complexidade de fatores que interferem no processo de ensino-aprendizagem, seja pelas políticas educacionais, pela estrutura física, organização dos tempos e espaços escolares, formação do professor, precária valorização profissional da carreira docente, pelas disputas ideológicas, econômicas e de poder, e ainda pelas incertezas dos rumos decisórios do País. A aprovação da BNCC para o Ensino Médio recentemente, é um exemplo das mudanças que impactam nos processos educacionais. Esse cenário constitui-se em desafios mas também em temas investigativos importantíssimos para a pesquisa de Mestrado e de Doutorado, na perspectiva de contribuir para sua superação", ressaltou.
O processo educacional pode se "reinventar"?
"Acredito e aposto na formação continuada em todas as áreas do conhecimento. Enfrentamos desafios com propriedade conceitual e investigação científica dos problemas que enfrentamos, sejam eles, no contexto escolar, ou mesmo na atuação de qualquer área do conhecimento. Em nosso programa já formamos mestres em educação que vieram de diferentes áreas profissionais, como Enfermagem, Engenharia Elétrica, Medicina, Nutrição, Ciências Contábeis, Matemática, Pedagogia, Direito, Letras, Ciências Biológicas, Administração, Educação Física, Arquitetura, Informática, Fisioterapia, entre outros. Com a aprovação do Doutorado em Educação esperamos contribuir de forma significativa para a reinvenção dos processos formativos e a atuação dos profissionais da região sul do País", reforçou.

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