17°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Ensino

Jornada de Odontologia da URI debate perspectivas profissionais multidisciplinares

Evento contou com a participação de acadêmicos, professores e profissionais da região

teste
Jornada mobilizou acadêmicos, professores e profissionais da área
Mostra científica trouxe importantes contribuições e reflexões sobre temas da área
Por Assessoria de Imprensa
Foto Divulgação

O curso de Odontologia da URI Erechim realizou, entre os dias 24 e 26 de outubro, a I Jornada Acadêmica. As atividades foram desenvolvidas no auditório da universidade e tiveram efetiva participação de acadêmicos, professores e profissionais da região.

O diretor-geral do câmpus, Paulo Roberto Giollo, que esteve na abertura do evento com as demais lideranças acadêmicas e civis, enalteceu a iniciativa e a dinâmica que envolveu a organização do evento, considerando sugestão de temas por parte de acadêmicos e profissionais da área.

A primeira palestra do evento foi conduzida pela professora Rejane Bezerra de Lima, do Hospital Cristo Redentor, de Porto Alegre, que esclareceu dúvidas e curiosidades dos participantes com relação à inserção do cirurgião-dentista no ambiente hospitalar. Também foram abordadas, no primeiro dia do evento, as reabilitações estéticas do sorriso com o uso de laminados cerâmicos. O tema, que está em destaque na realidade profissional, tem muita demanda no consultório odontológico e impacto direto na qualidade de vida dos pacientes, conforme explicou o ministrante, professor Nelson Massing.

Outro assunto abordado foram as patologias orais, pelo professor Maurício Muñoz, da Universidad de Costa Rica (UCR). A trajetória acadêmica e profissional também ganhou importante espaço, com o III Encontro de Diplomados, que teve a presença de Luan Nathiel Santana Kovalski, Eduardo Luís Pasquali e Rhaiza Carla Longo. Eles relataram aos participantes seus desafios e conquistas profissionais após a colação de grau.

Também foi realizado um curso sofre a importância da fotografia na Odontologia, ministrado pelo professor Leonardo Miotti, e outro sobre tratamento de distúrbios temporo-mandibulares com agulhamento a seco, com a professora Camila Tagliari. À noite, o professor Rodrigo Cechett, da Assessoria de Marketing, Comunicação e Eventos da Universidade, falou sobre marketing na Odontologia e, também, abordagens de marketing pessoal.

O último dia da Jornada teve um curso sobre mordida aberta em ortodontia, ministrado pelo Professor Gilberto Queiroz, que compõe o corpo docente do Curso de Especialização em Ortodontia da URI Erechim. Também foi destinado espaço para a socialização de 44 trabalhos acadêmicos inscritos e apresentados pelos participantes, que trouxeram importantes contribuições e reflexões ao público. A palestra de encerramento foi ministrada pelo professor e Pró-Reitor Acadêmico da Ulbra, Pedro Antônio González Hernández. Ele trouxe para discussão as questões sobre intercorrências médicas em consultório odontológico.

De acordo com o professor Antônio Iponema Costa, Coordenador do Curso, “a Jornada se destacou pela organização, comprometimento da comissão organizadora e qualidade de palestras e minicursos práticos. Estamos cada vez mais alcançando os profissionais já formados, além da comunidade acadêmica. Com certeza foi nosso maior evento até o momento”, salientou.

A Coordenadora da Jornada, professora Mariáh Santin, destacou que o evento superou as expectativas dos organizadores. “Tivemos momentos emocionantes, compartilhamos conhecimento e abordamos diversas áreas dentro de nosso curso. A Odontologia cuida, protege e zela pelo cartão postal da alma. Por isso, o coração dos que fazem a Odontologia bate forte pela profissão. Grande é a missão e dedicação a serviço do bem-estar e da autoestima do mundo", comentou.

Esta mesma avaliação foi feita pelo professor Leandro Miotti, vice-coordenador do evento. “A mudança entre Jornada e Semana Acadêmica foi atentamente observada por todos nós, especialmente pensando na aprovação e aproveitamento por parte dos participantes. Apesar de todo o sacrifício, esforço e tempo, tudo ocorreu conforme planejamos e superamos a expectativa da grande maioria dos alunos e colegas”, frisou.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas