17°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Rural

Visita em horta comunitária integra formação de educadores ambientais

A visita ocorreu na Horta Comunitária do município de Jacutinga, com experiência em agroecologia

teste
Visita técnica
Por Assessoria de Imprensa
Foto Divulgação

O curso de Formação de Educadores Ambientais em Agroecologia e Saúde que vem sendo ministrado na Universidade Regional Integrada (URI), campus de Erechim, com a participação de extensionistas da Emater/RS-Ascar, teve prosseguimento na quinta-feira (15) com a realização de aulas e oficinas com foco no tema agroecologia e saúde humana e visita técnica. A visita ocorreu na Horta Comunitária do município de Jacutinga, com experiência em agroecologia.

A extensionista Nádia da Rosa e o engenheiro agrônomo Cezar da Rosa receberam os visitantes, que relataram experiência de hortas comunitárias no desenvolvimento social, bem como manejo, organização, distribuição e comercialização. Também participaram da atividade a equipe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Jacutinga, integrada pelos extensionistas Derci de Re, Derli Dalastra, Mari Tania Trevizol Spazzini e Marlene Felini de Fisterol e pelo prefeito de Jacutinga, Carlos Bordin.

Nádia e Cezar integram o grupo de profissionais da Emater/RS-Ascar e são instrutores em algumas oficinas nas quais vão trabalhar temas como Minhocultura, Energia Fotovoltaica e Manejo integrado de doenças e pragas em plantas, Hortas comunitárias e escolares, além de experiências em agroecologia na região.

O curso tem como objetivo contribuir na formação continuada de educadores ambientais com ênfase em agroecologia e saúde. Tem como público-alvo profissionais das áreas de Meio Ambiente, Educação, Saúde, Agricultura, que representam órgãos de governo e entidades da região do Alto Uruguai gaúcho e membros do Coletivo Educador do Alto Uruguai (do qual a Emater/RS-Ascar faz parte).

O curso culmina com a elaboração de projetos de Educação em Agroecologia nos municípios da região que serão operacionalizados pelas escolas juntamente com a Emater/RS-Ascar.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas